Fotografia: SAW

A transição de Counter-Strike GO para o Counter-Strike 2, promoveu algumas alterações no formato competitivo do jogo. A nuance mais impactante é a mudança para o formato de MR12 – encontros à melhor de doze rondas.

Como forma de entender como os profissionais reagiram a esta alteração, o FRAGlíder contactou alguns do principais intervenientes do cenário português. Em pequenas declarações, José “Linko” Duro, capitão da Los Alpacas, Ricardo “JTR” Júnior, treinador da ODDIK, Renato “stadodo” Gonçalves, capitão da FTW, e João “story” Vieira, AWPer da SAW, deram o seu parecer em relação ao novo formato. Confere as declarações:

Em primeiro lugar, agrada-te a transição para o MR12?

Linko“Acho que a transição para mr12 será benéfica e trará outra dinâmica ao jogo. Ainda assim, penso que tenham de ser feitos ajustes na economia de forma a tornar as pistols menos importantes”.

JTR“Acho que em termos de assistir vai ser mais engraçado, em termos competitivos mais duro, porque pistols e decisões após isso vão ser mais arriscadas”.

stadodo“Não sou muito a favor da transição para mr12, acho que para isso acontecer tem de haver uma mudança na economia, mas acredito que com esta mudança possa haver mais upsets e pode tornar o jogo mais interessante, porque cada ronda irá ter um valor maior do que hoje em dia”.

story“Ainda não tenho uma grande opinião mas acho que só vou gostar se houver uma mudança na economia”.

 

Onde é que achas que se vão notar maiores diferenças com esta transição?

Linko“Eu acho que as maiores diferenças será no tempo das séries que irá diminuir e também trará importância a muitas rondas. Por exemplo, no inferno a defender muitas equipas optam por guardar em vez de tentar ir ao retake, penso que com o mr12 irá mudar um pouco essa tendência. Também acho que têm a ver com isso, a Valve facilitou os retakes nesse mapa, tornando mais fácil o retake ao A e ao B para os ct’s”.

JTR“Acho que o vai ter maior diferença é a própria economia, acho que vai precisar ser ajustada, se não vai ser como o Valorant que mesmo a ganhar o pistol tem que se dar um ‘eco'”.

story“Acho que as rondas importantes vão ser ainda mais importantes de se vencer e vai haver menos espaço para erros”.

 

O MR12 trará maior competitividade às partidas ou acreditas que se manterá igual?

Linko“Eu acho que a nível de competitividade irá aumentar um pouco devido ao facto que certas rondas começam a ter mais importância”.

JTR“Acho que se vai manter igual”.

stadodo“Como disse em cima, mr12 irá trazer mais upsets certamente e isso claro que para o espetador e também para os underdogs é sempre bom”.

story“Se a economia se manter igual acredito que vai aumentar, caso a economia seja ajustada penso que vai continuar igual porque vão ser jogados menos ecos e as melhores equipas vão continuar a mostrar a sua superioridade”.

 

Apesar de já haver a confirmação de que existirá esta mudança no cenário competitivo, a Valve ainda não revelou quando esta entrará em vigor. Atualmente, as organizações esperam ansiosamente pelo lançamento oficial do Counter-Strike 2, na medida em que as equipas poderão focar as  atenções na nova versão do famoso fps.