O torneio RMR europeu poderá vir a sofrer alterações na sua composição, já que Benched HeroesK231WINAurora estão em risco de falhar a prova devido a problemas com os vistos. Mas, se isso acontecer, o que é que muda?

O regulamento da competição é bastante explícito sobre a substituição de equipas. A alínea a) do ponto 2 especifica esta situação em particular e não deixa margem para dúvidas: se uma equipa que se tenha apurado para o RMR através de um qualificador aberto for forçada a desistir, a próxima equipa na classificação do último qualificador aberto é convidada no seu lugar.

Este ponto deixa, desde logo, a GTZ sem quaisquer hipóteses de seguir para Malta. A equipa portuguesa ficou no sexto lugar no primeiro qualificador aberto, o mesmo onde a equipa da Aurora conseguiu o apuramento. Porém, o regulamento não joga a favor dos portugueses.

Lê também:

Quem está na linha da frente para entrar?

Mas então, quem são as equipas que avançam para o RMR caso se verifiquem as desistências? A primeira equipa em linha é a Illuminar, que ficou em sétimo lugar no último qualificador aberto.

Os polacos poderão ocupar, ao que tudo indica, o lugar da Benched Heroes, que parece cada vez mais longe de viajar para Malta. Esta segunda-feira, Owen “smooya” Butterfield confirmou que Evgeniy “Aunkere” Karyat está fora da prova e que Buğra “Calyx” Arkın só conhece a decisão final sobre o seu pedido de visto esta terça-feira. Se o turco também for impedido de viajar, há uma forte possibilidade da equipa ter que desistir, já que a ESL ainda não se pronunciou sobre uma possível autorização para que a equipa apresente um stand-in de emergência.

Em segundo lugar para entrar no certame está a Forward. Uma possível entrada de última hora da equipa marcaria os regressos de Mihail “Dosia” Stolyarov e Rustem “mou” Telepov aos grandes palcos. Mas e se desistirem mais do que duas equipas? O regulamento parece não estar preparado para esse ponto.

Recordamos que o regulamento indica que as equipas classificadas imediatamente a seguir à última apurada no último qualificador são as que entram em competição. Contudo, os jogos de seeding apuraram apenas o sexto e sétimo classificados. Se as quatro equipas em risco acabarem mesmo por falhar o RMR, a ESL terá que repescar duas das oito equipas posicionadas no 9-16.º lugar do quarto qualificador. O regulamento não faz alusão a esse processo, mas neste lote incluem-se conjuntos como FinestAnonymo ou BLUEJAYS.

Pode haver re-seed

Por último, as desistências podem vir a mexer com praticamente tudo na competição. O regulamento é claro: se uma equipa desistir até uma semana antes do início do torneio, o mesmo vai sofrer um re-seed. Contudo, o deadline é já esta terça-feira e se as desistências forem anunciadas depois disso, a substituição é direta entre as equipas e o seeding atual mantém-se.

O RMR europeu joga-se de 4 a 9 de outubro, em Malta. A SAW é a única representante portuguesa e está inserida no grupo B, grupo que tem a Benched Heroes e a K23, duas das quatro equipas em risco.