Gilberto “raveN” Vieira concedeu na terça-feira uma entrevista à Hitmarker onde explicou tudo sobre aquela que é a sua profissão: Observer.

Para quem o termo lhe parece estranho, um observer é quem está por trás das transmissões de, por exemplo, um jogo de CS:GO ou VALORANT, e é quem controla as câmaras, os ângulos, as perspetivas dos jogadores e é também quem capta as melhores jogadas da partida.

raveN começou por falar das diferenças que existem em relação a outros cargos dos esports. “É muito mais difícil porque, por exemplo, um escritor pode escrever e postar as suas coisas para que todos vejam ou um fotógrafo pode tirar fotos para que se possa ver se é um bom fotógrafo. No nosso caso, temos de fazer o nosso trabalho de casa e depois entrar em contacto com a organização para dizer que estamos preparados”.

Gilberto, que também já jogou CS semi-profissional, recordou a história que o fez entrar neste ramo. “Eu conhecia um amigo que conhecia alguém da produção e eles precisavam de uma pessoa, eu nunca tinha ouvido falar do termo em toda a minha vida (…), fui para lá nesse fim-de-semana, conheci a produção e a partir daí, foram aparecendo cada vez mais trabalhos”, explicou.

No que toca aos requisitos para desempenhar esta função, o observer nomeou aqueles que para si são os mais importantes e que se devem ter em atenção para quem está interessado no trabalho. “Conhecer as ferramentas do jogo, saber quais são os fundamentos de observing e aprender a lidar com o imprevisível, porque tu não podes prever tudo”.

Recorde-se que o português foi quem esteve recentemente por trás da OMEN WGR Retake e é ainda responsável por transmissões da VALORANT Champions Tour.

Podes ver a entrevista na íntegra acima para saber mais sobre este observer português, raveN, e sobre esta posição.