Terminou no passado dia 3 de Julho, a liga Portuguesa de F3. Realizada no jogo rFactor, a equipa GhostSpeed preparou e encarou a sua participação, nesta liga organizada pelo SimRacing Portugal, como sendo uma das mais importantes na corrente época. E os resultados no fim foram os que se esperavam, GhostSpeed garantiram tanto o titulo de pilotos como o titulo de equipas. Na contabilidade final da liga contam-se 4 Vitórias, 12 pódios e 5 Pole Positions.

A equipa alinhou com o Brasileiro, Algaci Tulio Junior, que foi quem se sagrou campeão de pilotos, Marco Ribeiro que terminou na 3ª posição final, e ainda com Pedro Rodrigues e Rui Simões. A todos eles se deve estes grande resultado para a equipa.

A liga começou a 4 de Abril, na pista de Toban, e foi a corrida mais fraca da equipa até então, pois apesar da pole de Marco Ribeiro, a corrida correu mal e nenhum membro conseguiu terminar no pódio. Rui Simões foi 6º e Marco Ribeiro terminou em 7º.

No entanto a equipa não se foi abaixo, e já na segunda ronda, realizada em Mills GP, não só conseguiu a vitória e pole position, através de Algaci Tulio, como conseguiu ainda o terceiro posto através de Marco Ribeiro. Pedro Rodrigues terminou na 5ª posição e Rui Simões na 10ª.

Após a primeira vitória, a equipa partiu para Monza mais confiante; confiança essa que foi reforçada com mais uma pole position da parte de Algaci que teve a companhia de Marco Ribeiro na 2ª posição. Na corrida tudo faria prever mais um bom resultado, porém, devido a uma estratégia de corrida errada, Algaci perdeu a primeira posição ao ter que parar por uma vez na boxe. No entanto ainda viria a discutir a corrida, que somente ficou decidida na última curva. A equipa não ganhou, mas demonstrou sem margem para duvidas que era a mais rápida em pista. Marco Ribeiro também fez um recuperação fenomenal para vir terminar na 4ª posição.

Chegou o fim da primeira metade da época e a liga dirigiu-se para Essington, e apesar dos esforços da equipa, os GhostSpeed tiveram que se contentar somente com o lugar mais baixo do pódio, através mais uma vez do incontornavel Algaci Tulio Jr., no entanto e com a 4ª posição de Pedro

Rodrigues, a equipa conseguiu sair desta ronda numa boa posição na liga por equipas.

Após duas corridas duras e difíceis para a equipa GhostSpeed, foi para a 5ª ronda da liga motivada a dar a volta por cima, e foi isso que fez, pois na Oval de Orchard Lake, conseguiu nada mais nada menos que a pole position, a volta mais rápida da corrida, e as quatro primeiras posições da corrida. Algaci ganhou a corrida, Pedro Rodrigues foi 2º, Marco Ribeiro 3º, e por fim Rui Simões foi 4º. Um resultado fantástico para a equipa, e que lançou definitivamente no caminho da conquista do titulo de equipas. Algaci tomava igualmente a posição mais forte para ganhar o campeonato individual.

Lançados no caminho dos títulos, a equipa preparou com afinco a próxima ronda que teria lugar na pista austríaca de A1 Ring. E após o trabalho árduo a preparar esta corrida, os resultados vieram a condizer, com mais uma dobradinha da equipa que foi fruto de mais uma vitória de Algaci e de uma 2ª posição de Marco Ribeiro. Este último entrava ele próprio na luta pelo pódio final no campeonato de pilotos. Nesta corrida estiveram ainda presentes Pedro Rodrigues, que terminou na 6ª posição, e Rui Simões que acabou no 14º posto.

Passadas duas rondas bem sucedidas, a liga regressou à pista de Orchard Lake, mas desta feita no circuito convencional que apenas usava parte da secção oval. E numa ronda que se afigurava como sendo mais uma batalha, a equipa ficou com a possibilidade de garantir já ambos os títulos; tudo isso se deveu ao facto do principal concorrente não ter aparecido na corrida. Tanto Algaci como os seus restantes companheiros não deixaram os seus créditos por mãos alheias e venceram mais uma corrida, e mais uma vez de uma forma dominante, pois as três primeiras posições foram para a equipa. Algaci ganhou a sua terceira corrida consecutiva, Marco Ribeiro foi 2º, Pedro Rodrigues foi 3º. Na corrida participou ainda Rui Simões que terminou na 9ª posição.

Chegados à 8ª e última ronda da época, e tendo já garantidos ambos os títulos, a equipa foi para a última corrida sem qualquer pressão, e alinhando com dois pilotos na grelha a equipa foi com o objectivo de conseguir o melhor resultado possível. No entanto não conseguiu nesta corrida ir ao pódio, ficando-se pela 5ª posição – através de Pedro Rodrigues – e pela 7ª posição, conseguida por Marco Ribeiro, que falhou por pouco durante a qualificação a sua 2ª pole position da época.

Foi uma época dura, onde apesar de alinhar com alguns dos favoritos à disputa de ambos os títulos, os GhostSpeed preparam ainda assim, com dedicação e esforço, uma liga que era importante para toda a equipa; todos os jogadores alinhados estavam cientes desse objectivo e a todos eles se deve esta conquista, através do seu esforço e espirito de equipa conseguiu-se atingir objectivos previamente delineados. Dois títulos, quatro vitórias e 5 pole positions, não deixam margem para duvidas sobre este sucesso para a equipa.

rFactor Team Manager:

Marco Ribeiro

Pilotos alinhados:

#09 Algaci Tulio Jr.
#25 Pedro Rodrigues
#47 Rui Simões
#69 Marco Ribeiro

Estatísticas da liga:

Corridas – 8
Vitórias – 4
Poles – 5
Voltas lideradas – 134
Voltas mais Rápidas de corrida – 5

Texto de: Vitor Barreto

www.ghostspeed.net