Neste passado domingo ocorreu um torneio de FIFA 08 – Online – bastante interessante.
O premio consistia numa entrada gratuita na XL Party de Oeiras, a realizar nos dias 14/15/16 de Dezembro.
Na organização estava, o experiente, dr_jivagos. Quanto aos participantes, foram várias as caras conhecidas a concorrer mas não so.
Gostei de ver alguns na lista de participantes jogadores da nova geração, nomeadamente FernandesZ ou TheCyrus (este não estou 100% seguro se é realmente recente).O torneio começou por volta das 15 horas e levou toda a tarde.
Tive a oportunidade de participar no torneio e devo dizer que jogar FIFA 08 em manual vs manual e autoswitch desligado é ouro sobre azul.
Existem vários torneios e de vários tipos mas todos partilham uma coisa em comum, o pódio.
Este torneio teve como 4º primeiros classificados os seguintes:
1st Mindhack – Lastnight
2nd Dignitas – TiGeR
3rd Mindhack – Pimenta
4th eXnet – Mystik
O FifaZone.org foi conversar com os três primeiros, vejamos:
Trigun : Quais eram as tuas expectativas antes do torneio e que conclusões tiraste no final?
DignitasTiGeR: “Esperava um torneio muito equilibrado, com muitos dos melhores jogadores portugueses, em que pequenos pormenores iam fazer a diferença dos melhores para os menos bons e assim foi. Não posso esconder que já esperava ver o Last na final, meu amigo pessoal e colega de treinos, tanto que a última série da final foi decidida por golos fora.”
Trigun – O resultado deste torneio influencia de alguma forma o teu jogo para a XL Oeiras?
DignitasTiGeR: “Não irá influência em nada, pois em cada ronda penso em ganhar e não vou com a ideia do “cheguei à final online, vou conseguir também na xl”, não!
Sinceramente, este torneio serviu-me mais como observação do nivel a que os tugas se encontram e do que eu teria de “soar” para os vencer. Consegui fazer uma boa análise e não está muito diferente do que eu esperava.”
Trigun – Caso encontres o Lastnight de novo, desta vez na XL Oeiras, o que achas que deves fazer para não perder?
DignitasTiGeR: “Sem dúvida que ao calhar com ele ou com o jivagos, vou ter enormes dificuldades, pois são os únicos portugueses com quem treino. Eles sabem perfeitamente o que eu sei e vice-versa, talvez a sorte e a eficácia façam a diferença.”
*********************************************************************************
Trigun : Que conclusões tiras sobre a tua prestação nesta cup da XL?
Mindhack-pimenta: “De uma maneira geral correu bem, não consegui cumprir o objectivo como é óbvio, que era a entrada gratuita na xl atribuida ao vencedor, mas foi uma tarde a treinar, que é sempre bom. O torneio começou mal, e fui para as losers logo na 1ª ronda, o que também não ajudou muito. Também estava a jogar num ambiente diferente, não foi no meu computador, e tive que me adaptar.”
Trigun – A prestação positiva influencia o teu estado psicológico para a verdadeira Cup XL Oeiras?
Mindhack-pimenta: “Dá sempre moral conseguir vencer alguns adversários que vão estar presentes
no torneio, mas acredito que a maior parte não estava no seu melhor para não mostrar completamente o seu estilo de jogo.”
Trigun – Tens já uma experiência considerada no FIFA e por varias vezes ficaste perto dos lugares do pódio. Será a próxima XL o tal evento?
Minhack-pimenta: “Tenho ganho alguns, perdido outros, mas até agora a XL Party tem sido daqueles torneios que têm corrido muito mal, vamos ver se desta vez corre melhor, todos querem trazer qualquer coisa para casa num torneio com premios semelhantes a XL Party. Vai ser muito difícil.“
*********************************************************************************
Antes de mais, boa noite e obrigado pela entrevista.
Foi um torneio engraçado em que o prémio para o primeiro classificado era uma entrada gratuita na XL Party o que mudou um pouco, talvez, a maneira de encarar as partidas de cada jogador.
Provavelmente o prémio aumentou um pouco a “pressão” e deu mais motivação para jogar do que uns simples amigáveis, mas com o mesmo objectivo, treinar para o grande evento, a XL. Não houve grandes problemas no decorrer do torneio relativamente às regras e possíveis situações de anti fair-play etc, apesar de não ter percebido a razão de não ter sido utilizado o Network Patch que facilita mais as coisas, contudo, foi bem sucedido.
Pessoalmente, a minha bracket era tão complicada como a outra.
Neste fifa, é difícil ganhar por uma grande margem e os jogos tornaram-se muito mais competitivos.
Até à final das winners obtive resultados positivos e no meu ver, justos.
Os jogos com o TiGeR, na final das winners e na grande final, foram obviamente os mais complicados, tive a primeira e a única derrota do torneio pela margem mínima, mas penso que não fui feliz na eficácia principalmente na segunda mão. A final das losers vs pimenta, meu colega de equipa, foi um jogo interessante e renhido em que acabei por sair vencedor pela margem mínima.
Na grande final tinha de ganhar duas vezes, e por isso não tinha margem para erros e tive que me concentrar bastante para conseguir a vitória, e definitivamente, TiGeR era o jogador mais complicado do torneio.
Fiquei um pouco triste pela derrota na final da WB, mas continuei confiante pois sentia que estava a jogar bem e consegui ir à grande final, mesmo sabendo que tinha de vencer por duas vezes não desisti e acreditei na vitória.
Ter ficado em primeiro lugar sobe-me a confiança e a moral para obter um bom resultado na XL Party, mesmo sabendo que faltavam alguns jogadores considerados fortes no torneio, mas serviu para treinar, para aprender certas coisas e não voltar a cometer os mesmos erros.
Tenho o objectivo de repetir o feito em S.João da Madeira (vencer) , sei que o grau de dificuldade será três vezes superior tanto como em S.João como em Loures, pois estamos no início de um novo jogo.
Espero que a sorte esteja comigo e me ajude a triunfar nesta XL em Oeiras.
Por fim quero agradecer aos 3 jogadores entrevistados pelo tempo despendido para a realização deste artigo.