Lançado há poucos meses, o Radon 5K é uma das mais fortes apostas da Ozone no mercado de acessórios gaming. Com um sensor laser de 5600 dpi como principal bandeira, a Ozone artilhou este Radon 5K com uma panóplia de funcionalidades e acessórios que não é muito comum encontrar-se, muito menos tendo em conta o preço. Mas comecemos pelo princípio, então.

A embalagem é simples e deixa antever apenas o rato, indo directo ao assunto e mostrando aquilo que se pretende adquirir. Um rato com design marcadamente sóbrio, onde contrasta apenas o logótipo vermelho da Ozone, na parte de trás do rato, sobre o lado direito. Ao abrir a caixa começam a saltar à vista os primeiros extras: uma bolsa para o rato e uma bolsa mais pequena para o compartimento dos pesos, que veremos mais à frente. As duas bolsas são em tecido, com o logótipo da Ozone e facilitarão a vida daqueles que pretendam levar o rato para jogar fora, por exemplo, embora a bolsa para o compartimento dos pesos nos pareça supérflua, uma vez que, para transporte, bastará fixar o compartimento com os pesos ao rato. Poderá, no entanto, ser útil para quem quiser apenas guardar o compartimento em casa, sem pretender usar pesos. Em todo o caso, são extras bem-vindos e úteis.

Mas fiquemos então com as especificações do rato:
"    Sensor laser Philips PLN 2032
"    8 botões (7 deles programáveis)
"    Resolução ajustável entre os 100 e os 5600 dpi
"    Movimentos precisos até 1m/s
"    Funções de Macro e Scripts
"    Taxa de amostragem de USB com 4 níveis seleccionáveis até aos 1000Hz
"    Memória interna para armazenamento das configurações
"    Software de configuração (apenas para Windows)
"    Peso personalizável (inclui 5 pesos de 4,5g)
"    Bolsas de transporte para rato e pesos
"    Dimensões: 122.43 x 70.64 x 43.7 mm (comprimento x largura x altura)
"    Peso total: 135 +/- 5 g (incluindo cabo e pesos)
"    Comprimento do cabo: 1,5 m revestido a fibra entrelaçada
"    Consumo inferior a 100mA

Veremos então como se comporta. As superfícies em contacto com a pele são de um material que proporciona bastante conforto, aderindo bem à mão sem parecer demasiadamente plástico. Possui 8 botões, entre os quais um botão para incrementar ou diminuir os dpi e um para seleccionar o perfil de utilizador que pretendemos aplicar. Do lado esquerdo, 4 leds vermelhos indicam o nível de dpi a ser utilizado (e cada nível pode ser personalizado, como veremos mais à frente) e, no centro do rato, o botão para seleccionar o perfil muda de cor de acordo com o que pretendemos: apagado para perfil "default", azul para perfil 1, vermelho para perfil 2 e roxo para perfil 3. 

Em termos ergonómicos é sempre difícil avaliar um rato. O que se adapta bem a uma mão não se adaptará tão bem a outras. É uma questão muito pessoal e que varia muito de jogador para jogador. No entanto, pessoalmente, não é dos ratos que mais se adeqúem à minha mão. É um rato alto e largo, que tenciona proporcionar algum conforto, porém, sendo algo curto, encoraja uma utilização conhecida como "claw", ou garra, com os dedos a terem de ficar ligeiramente curvados e com a palma da mão a apoiar-se apenas parcialmente nas costas do rato. Outro factor que promove a utilização do rato em "claw" é o posicionamento dos botões do polegar, nomeadamente o botão 4 (o "back") que se torna difícil de aceder a quem procurar pousar totalmente a palma da mão no rato. Se, no entanto, se sentem bem com essa forma de manipular o rato, não há nada a apontar neste campo, havendo até duas funcionalidades que merecem destaque.

A parte inferior do rato contem 5 skates de baixa fricção, que reduzem o atrito e que fazem com que o rato deslize melhor, mas o que sobressai são duas outras características: a existência de 5 calhas para encaminhamento do cabo e o compartimento que permite ajustar o peso do rato. As calhas para encaminhamento do cabo garantem uma grande flexibilidade na hora de adequar o rato ao modo como cada um o utiliza, para que o cabo, com comprimento generoso e revestido a fibra entrelaçada para maior resistência e durabilidade, não atrapalhe os movimentos. O compartimento para os pesos contém 5 pesos, de 4,5g cada, que podem ser fixados numa base revestida a espuma de borracha, para melhor fixação. De facto, os pesos ficam mesmo bem presos à sua base. Fica apenas um reparo para a forma como a base é presa ao compartimento, com uma minúscula folga que, apesar de tudo, quando carregada com os pesos, causa algum ruído em movimentos mais vigorosos.

Passando à utilização propriamente dita, o Radon 5k é Plug-and-Play, pelo que basta ligá-lo a uma porta USB para usufruir das funções principais. É, aliás, possível desde logo usar 4 definições de dpi diferentes, recorrendo ao botão de selecção das mesmas. Mas até seria de estranhar se um rato que, até agora, primou pela grande capacidade de adaptação e configuração se ficasse por aqui. Assim, inserindo o Mini-CD que vem incluído na embalagem, temos acesso aos manuais – destaque para a inclusão de um manual completo em Português – e ao programa de configuração do rato. Salta desde logo à vista o facto de não ser necessário instalar qualquer tipo de programa, o utilitário é um simples executável que pode ser copiado para uma qualquer pasta do nosso computador para mais tarde executar. Isto deve-se ao facto do Radon 5k possuir uma memória interna para armazenamento das configurações – e são muitas, como veremos – logo, não há necessidade de ter um programa a correr no computador, ocupando espaço na taskbar e consumindo recursos do sistema.

A aplicação permite-nos então aceder a uma enorme panóplia de ferramentas que nos permitem, no extremo, criar um rato com 4 perfis de utilizador completamente diferentes. 3 dos perfis são personalizáveis e permitem configurar 7 dos 8 botões que o rato possui, ou seja, tudo menos o botão esquerdo do rato pode ser personalizado, permitindo despoletar macros e scripts. Aquilo que no perfil "default" é o botão para aumentar os dpi do rato, pode, no perfil 1, ser uma macro para executar uma série de comandos com o teclado e o rato. Configurado o que pretendemos, basta-nos fazer o upload para o rato e está pronto a ser utilizado! As possibilidades são imensas.

Mas as configurações não se ficam por aqui. Os 4 níveis de dpi padrão que podemos seleccionar com o botão para DPI são também personalizáveis, entre 100 e 5600 dpi. Há, no entanto, duas limitações: a primeira prende-se com o facto da especificação de dpis ser feita a olho, baseando-se em alguns números referenciados na barra. Não há, portanto, uma maneira de especificar de maneira concreta e precisa os dpi que eu pretendo para cada nível. A segunda limitação, prende-se com o facto de esta personalização afectar todos os perfis, ou seja, Se o 1º nível de dpi for 100 dpi, todos os perfis terão esse nível. Ainda assim, neste caso, não nos parece nada de verdadeiramente limitativo. Afinal, sempre há 4 níveis para memorizar. Se vos parece demais e se estão a pensar na chatice que possa ser estar a meio de um jogo e mudar acidentalmente de dpi no decorrer do mesmo, também há solução. Além de poderem criar um perfil onde atribuam funções ou comandos diferentes ao botão para mudar as dpi, poderão também reduzir o número de níveis de dpi que pretendem utilizar. Querem só um? Seja!

No mesmo painel é também possível ajustar a taxa de amostragem de USB que o rato utilizará. À partida, não deverão ter necessidade na que está por padrão, mas caso tenham problemas com o desempenho do rato, em função da máquina a que o ligaram, podem sempre reduzir a taxa de amostragem de 1000 Hz para 500 Hz, 250 Hz ou 125 Hz. Quando tiverem tudo configurado como pretenderem, bastará um "Apply" para gravar as alterações no rato, fechando-se o programa em seguida. Simples.

Posto isto, resta-nos usar, efectivamente, o rato. Em ambiente Windows o design do rato mostra os seus pergaminhos e contraria um pouco as primeiras impressões em termos de ergonomia, sendo que – novamente de um ponto de vista pessoal – para uma utilização mais relaxada com o punho pousado e os dedos em "claw" o rato se revela extremamente confortável mesmo ao fim de algumas horas. Em jogos FPS (foi testado em CoD: MW 2 e Team Fortress 2) a sua performance é excelente, com um bom tempo de resposta e, sobretudo, precisão. As estrias do lado esquerdo, na zona do polegar, permitem alguma tracção extra para movimentos mais vigorosos e, mesmo nesses, o rato cumpre na perfeição o seu papel. A apontar apenas alguma folga no botão de scroll, que oscila um pouco e deixa bastante "espaço" livre antes de implicar um novo "salto". O botão de scroll é também algo ruidoso na sua utilização.

Creio que este Ozone Radon 5K vem confirmar aquilo que disse na anterior review ao tapete Ozone Trace: a Ozone é uma marca recente, mas está apostada em criar produtos de qualidade e que sobressaiam.  Com um preço a rondar os 44€, a verdade é que estamos perante um rato laser com sensor de 5600 dpi e com ferramentas e flexibilidade suficientes para ombrear com outros modelos populares, de forma muito competitiva. Ou seja, mais uma vez, em termos de qualidade-preço, a Ozone marca pontos com este produto, com especificações e funcionalidades na sua maioria superiores à generalidade dos ratos dentro da mesma gama de preços (e mesmo alguns bem mais caros). Terá ainda alguns pontos a acertar, mas, tratando-se de uma marca relativamente nova, a Ozone está a dar sinais de saber o que quer. E quem tem a ganhar são os gamers.

A favor:
Boa relação qualidade-preço
Sistema de pesos e de orientação do cabo
Muito preciso
Extremamente configurável
Software fácil de utilizar, flexível, não requer instalação

Contra:
Configuração dos níveis de dpi feita de forma imprecisa
Botão scroll com alguma folga

Review com o apoio de www.fjmpc.pt

Por: Ricardo ‘Purple‘ Mota