A Riot Games divulgou esta terça-feira os primeiros detalhes sobre o que será o VALORANT Champions Tour em 2023. A produtora do jogo emitiu um comunicado onde diz estar “deliciada por partilhar a forma como os circuitos Challenger regionais vão crescer”.

De acordo com a nota emitida, a Riot Games compromete-se a expandir os Challengers no próximo ano, de forma a “cobrir mais jogadores em mais regiões”. Para além disso, as equipas que começarem nos Challengers “vão ter um percurso até às ligas internacionais e, eventualmente, até eventos globais”. Isto tudo vai significar, segundo o que se pode ler no comunicado, eventos maiores, novos torneios e também maiores prémios.

Desta forma, o VCT em 2023 vai estar dividido em quatro ecossistemas competitivos. As equipas amadoras vão começar num sistema que ainda está em desenvolvimento, mas com o objetivo de atingirem os Challengers. Depois disso seguem-se as ligas internacionais e, eventualmente, os eventos de topo. O referido sistema deverá ser introduzido pela Riot a partir de 2024.

No que diz respeito ao ecossistema dos Challengers, este não é mais do que um rebranding das atuais ligas regionais europeias. No entanto, em 2023 vai existir uma expansão nesse ecossistema, com a aparição de ligas regionais Challenger na América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceânia.

No total, serão 21 ligas Challenger a ser disputadas em 2023. Cada uma delas vai começar com qualificadores abertos, seguindo-se dois splits numa fase regular que vai durar várias semanas. As melhores equipas avançam para os play-offs e o campeão da liga segue para o Challengers Ascension, um torneio onde poderá conseguir o apuramento para a liga internacional do seu continente durante dois anos. Os torneios Challengers Ascension serão três, um nas Américas, outro na região EMEA e um terceiro na região do Pacífico.

Fotografia: Riot Games

Uma vez apuradas para as ligas internacionais da região, as equipas que o conseguirem vão passar dois anos nessa liga e terão a oportunidade de chegar aos maiores eventos. Porém, assim que expirem esses dois anos, os vencedores do Challengers Ascension voltam a cair para a competição regional e têm que voltar a fazer todo o percurso.

No que diz respeito às ligas internacionais, cada uma será composta por dez equipas, perfazendo um total de 30 nas três ligas. No entanto, a Riot Games vai iniciar a expansão das mesmas em 2024, pretendendo introduzir uma nova equipa todos os anos até 2027. Por essa altura, a produtora do jogo pretende ter 14 equipas em cada uma das três ligas, perfazendo um total de 42. Mais informações deverão ser reveladas pela Riot em tempo oportuno.