

De acordo com o Kommersant, o ministério de desporto da Rússia preparou uma iniciativa que permitirá a realização de eventos de esports, sem acordos de licença que detenham direitos de autor.
Para uma marca poder ser usada em determinado evento, essa terá que concordar. Porém, devido às sanções aplicadas ao país, poucas estão a ceder a sua licença para eventos de esports, o que dificulta a sua realização.
Como tal, em resposta aos “pedidos ignorados”, a Rússia está a preparar uma lei que permite a utilização de jogos ou equipamentos de uma determinada marca, sem obter licença da mesma. Ainda assim, parece haver um plano para eventuais multas.
O dinheiro que determinado evento render será guardado durante três anos, para o caso das marcas pedirem alguma indemnização. Caso contrário, este será enviado para ser investido na Federação de Esports do país.
Contudo, o portal russo informa que poderá haver implicações para os atletas russos que participem em eventos não licenciados. Em casos mais extremos, poderão ser banidos de eventos que uma marca apoie.