s1mple NAVI
Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

A ligação de Oleksandr “s1mple” Kostyliev à NAVI vai continuar por, pelo menos, mais três anos. A organização ucraniana anunciou esta terça-feira a renovação de contrato da sua maior estrela.

O jogador de 25 anos chegou à organização em agosto de 2016, pelo que já celebrou o sexto aniversário com a equipa. Durante esse período, s1mple ajudou a tornar a NAVI numa das maiores forças do CS:GO e a conquistar inúmeros troféus de grande importância. Para além disso, o AWPer amealhou 21 prémios de MVP e foi distinguido pela HLTV.org como o melhor jogador do Mundo em dois anos (2018 e 2021).

Numa altura em que a organização se prepara para participar em mais um Major, desta vez no Rio de Janeiro, a NAVI garantiu que o seu futuro não é mais que uma prolongação do presente e do que foi o passado, sempre com s1mple.

s1mple e NAVI: sucesso partilhado

4 de agosto de 2016. s1mple, então com 18 anos, reforça a equipa de CS:GO da NAVI. Não era um desconhecido, tendo em conta a passagem de sucesso pela Liquid, mas longe estaria o Mundo de imaginar a história que o ucraniano ia escrever lado a lado com a organização.

Chegou para substituir Danylo “Zeus” Teslenko e, seis anos depois, é o único nome que sempre se manteve no lineup. Torneios foram ganhos, torneios foram perdidos. Jogadores chegaram e jogadores foram embora, mas nunca s1mple.

O primeiro torneio com a camisola da NAVI não correu de feição, com a equipa a ficar no 13-16.º lugar na segunda temporada da StarLadder i-League StarSeries. Um mês depois, a primeira grande vitória: ESL One: New York 2016, com uma final ganha frente à Virtus.pro.

Desde aí, muitos foram os torneios perdidos, mas muitos foram também os torneios ganhos. A perfeição foi quase alcançada em 2021, ano em que a NAVI venceu quase todos os torneios que disputou e ano em que conquistou o PGL Major Stockholm. A equipa ia vencendo e s1mple ia amealhando prémios individuais, 21 de MVP e, no final desse ano, a segunda distinção como melhor jogador do Mundo.

A história de amor entre as duas partes está pronta para continuar. NAVI surge do latino Natus Vincere, que significa “nascido para ganhar”, algo que s1mple e a organização têm em comum e que vão continuar, de mãos dadas, a procurar.