Fotografia: Viola Schuldner/ESL

Cloud9 estará a considerar múltiplas opções para reforçar a equipa de CS:GO, da qual deverá sair Timofey “interz” Yakushin. O jornalista russo Alexey “OverDrive” Biryukov avançou inicialmente com o nome de Igor “Forester” Bezotecheskiy como uma possibilidade, mas acrescentou mais tarde também o de Sanjar “SANJI” Kuliev. A HLTV.org indicou também esta segunda-feira que Timur “buster” Tulepov também integra a shortlist.

Ao que tudo aponta, o lineup russo está mesmo decidido em substituir interz e considera nesta altura várias opções, das quais se destacam os três nomes mencionados acima. Todos os jogadores se encontram atualmente sob contrato com as respetivas organizações, mas não é de esperar uma grande resistência das mesmas caso a Cloud9 decida avançar para algum deles.

Forester é o único jogador do lineup da Entropiq que ainda tem contrato com a organização. O emblema checo decidiu colocar, em outubro, a equipa toda na lista de transferências e os contratos de praticamente todos os jogadores expiraram entretanto, tendo restado apenas o rifler de 22 anos.

Quanto a SANJIbuster, ambos estão no banco de suplentes da Virtus.pro. O primeiro abandonou o lineup em outubro de 2021 para abrir caminho a Evgeniy “FL1T” Lebedev e o segundo foi colocado no banco de suplentes em maio, como parte das mexidas que trouxeram David “n0rb3r7” Danielyan e Petr “fame” Bolyshev ao lineup que passou depois a jogar sob o nome neutro Outsiders e conquistou recentemente o IEM Rio Major 2022.

A confirmar-se a mudança, a Cloud9 põe fim ao lineup mais antigo entre as principais equipas do cenário competitivo de CS:GO. O atual quinteto está junto há dois anos e meio, quando Abai “HObbit” Hasenov se juntou à Gambit Youngsters, em julho de 2020.

A formação russa já terminou a temporada e tem o regresso à competição programado apenas para final de janeiro, no IEM Katowice 2023. No entanto, a presença da C9 ainda é incerta, tendo em conta que a Polónia proibiu, em setembro, a entrada no país de cidadãos russos oriundos de países fora da União Europeia devido à guerra na Ucrânia.