Fotografia: SAW

SAW revalidou esta quinta-feira (1) o título na ESL Masters España. A equipa portuguesa bateu a FTW na grande final da 13.ª temporada, disputada nas instalações da Case Esports, em Espanha, e sagrou-se bicampeã em título.

A FTW trouxe uma surpresa para o veto com a escolha de Mirage, que podia desequilibrar a balança. No entanto, primeiro era preciso jogar Vertigo, escolha da SAW, e as coisas não pareciam nada animadoras para a fénix.

Ao intervalo, os warriors venciam tranquilamente por 10-5 após um bom CT side. Porém, a equipa de Renato “stadodo” Gonçalves cedo pegou no encontro a partir do CT side e nunca mais perdeu o controlo. A FTW foi capaz de ler praticamente tudo o que o adversário queria fazer no ataque e anulou cada uma das tentativas. No final, um parcial de 11-3 na segunda metade levou a fénix a adiantar-se na série com o resultado de 16-13.

Perante isto, Mirage ganhava ainda uma importância maior na série e colocava a SAW sob imensa pressão. O melhor arranque no mapa pertenceu à FTW, que começou no T side, mas a equipa de Christopher “MUTiRiS” Fernandes recuperou a compostura e acabou a metade a vencer por 9-6. Na etapa complementar, a vitória no pistol round deu logo algum controlo inicial à SAW, que arrancou para a vitória por 16-11 e forçou a disputa de Anubis.

Anubis trouxe uma entrada com tudo por parte da SAW. Mandona, a equipa campeã em título venceu sete das primeiras nove rondas e parecia embalada para um ótimo CT side. Contudo, a FTW cansou-se de ver o adversário ditar o ritmo do encontro e encontrou soluções para penetrar a defesa contrária, incluindo os clutches que caíram sempre para o lado da fénix. Num pestanejar, o duelo mudou completamente e foi a FTW a chegar ao intervalo a vencer por 8-7.

Na segunda parte, os warriors não deram qualquer chance à fénix. A SAW apresentou um T side muito fluído e as rondas foram surgindo com alguma naturalidade para os campeões em título, que fecharam a série com o resultado de 16-9.

Campeã da ESL Masters España pela segunda temporada consecutiva, a SAW vai disputar o qualificador europeu para tentar o apuramento para a 18.ª temporada da maior liga de Counter-Strike do Mundo. Em termos de prémio monetário, os campeões levam para casa seis mil euros, ao passo que a FTW amealha três mil euros.