A SAW está fora do Elisa Masters Espoo 2022. No quarto jogo no grupo B, a equipa portuguesa teve as suas chances, mas acabou por ceder perante a fnatic (20-22, Vertigo) e já não pode seguir em frente.

Apesar de ter ganho o primeiro pistol round no CT side, a equipa portuguesa perdeu a ronda seguinte para o force buy e a fnatic aproveitou para se adiantar por 1-3. As duas equipas entraram depois numa troca de rondas, até que a equipa lusa estabilizou a defesa e passou a liderar por 7-4.

A reta final da primeira metade voltou a ser repartida, com rondas trocadas por ambas as partes, mas a vantagem ao intervalo pertencia à SAW. A equipa lusa passou para o T side a vencer por 9-6 e a vitória no pistol round e ronda subsequente transformaram o resultado em 11-6.

O conjunto capitaneado por William “mezii” Merriman conseguiu depois voltar a aproximar-se e reduziu a diferença para 12-11. Nesse momento, os warriors conseguiram mais um balão de oxigénio, com duas rondas consecutivas para dilatar para 14-11. No entanto, pela segunda vez no T side, a equipa lusa cedeu para uma ronda de menor armamento do adversário e as contas ficaram empatadas a 14.

Na reta final, Tiago “JUST” Moura e João “story” Vieira conseguiram ir buscar a 15.ª ronda para a equipa portuguesa e o respetivo match point. A derradeira ronda foi resolvida numa situação de 1v2, com mezii a converter o clutch — um no scope em Ricardo “roman” Oliveira à mistura — e a forçar o prolongamento.

No desempate, uma grande jogada de story trouxe a primeira ronda para os portugueses e a segunda também parecia bem encaminhada, mas mezii voltou a assinar um clutch para restabelecer a igualdade e Fredrik “roeJ” Jørgensen também virou a ronda seguinte com um triple kill para adiantar a fnatic por 16-17. Porém, na mudança de lados, os portugueses apresentaram um CT side quase perfeito e dispuseram de mais um match point, mas viram-se forçados a novo prolongamento, onde acabaram derrotados por 20-22.

Perante este cenário, a SAW está afastada da corrida aos play-offs da competição. Ainda assim, a equipa portuguesa tem um último encontro para disputar esta quinta-feira, frente à 500.