A SAW apurou-se esta quarta-feira para a grande final da ESL Challenger League S43 europeia. A equipa portuguesa reverteu uma desvantagem de um mapa e derrotou a Spirit por 2-1 (5-16 Ancient, 16-12 Nuke, 16-8 Overpass) na final da upper bracket.
O primeiro mapa não teve grande história. A escolha de Ancient, que noutros jogos tantas alegrias deu a SAW, acabou por não surtir qualquer efeito. A equipa portuguesa começou no lado atacante e só conseguiu entrar no marcador depois de perder as primeiras nove rondas do encontro.
Ainda assim, uma boa reta final de primeira metade ainda permitiu aos portugueses conseguir cinco rondas, o que podia ser suficiente para trabalhar na segunda metade. Porém, vencer o pistol round era de extrema importância e a SAW não conseguiu, tendo mesmo terminado o mapa sem qualquer ronda conquistada no CT side e vergada a uma pesada derrota.
Clutch de @storu__! 🔥
📺 https://t.co/R37t7nnJUS#StayAWarrior pic.twitter.com/rM3qYjg2oc
— SAW (@sawggofficial) December 14, 2022
A resposta lusa surgiu em Nuke com uma ótima prestação. Um CT side muito sólido da equipa de Christopher “MUTiRiS” Fernandes permitiu chegar aos dois dígitos no placard, com o parcial de 11-4. Na segunda metade, a Spirit arrancou muito bem e durante as primeiras rondas, a SAW pareceu não ter solução para furar a defensiva russa. No entanto, os warriors conseguiram segurar a vantagem quando o placard já assinalava o resultado de 11-10 e partiram para uma boa ponta final, que permitiu adiar a decisão para Overpass.
O último mapa voltou a ter um melhor arranque da Spirit, que conquistou as primeiras quatro rondas no lado defensivo. A resposta da SAW, porém, foi de enorme qualidade e a equipa lusa venceu oito das dez rondas seguintes para garantir a vantagem ao intervalo (8-7) e a mudança para o lado mais favorável, o defensivo, com um resultado muito positivo.
No arranque da segunda metade, a vitória no pistol round colocou os warriors no controlo desde cedo e a estratégia ofensiva da Spirit foi lida como um livro pela equipa lusa durante toda a segunda metade. A SAW cedeu apenas uma ronda quando já estava em situação de match point, mas nunca teve o mapa em risco e fechou o mesmo pouco depois.
Apurada para a grande final, a equipa portuguesa tem agora que esperar pelo desenrolar da lower bracket, que ainda está nos quartos de final e conta com a FTW na luta. A final da ESL Challenger League S43 está programada para o próximo domingo (18), é jogada em BO5 e a SAW vai ter um mapa de vantagem por ter conseguido o apuramento através da upper bracket.