Fotografia: SAW

O apuramento da SAW para a fase de grupos da ESL Pro League S17 representa um feito inédito para João “story” Vieira e Michel “ewjerkz” Magalhães no Counter-Strike português. Os dois jovens asseguraram o apuramento para a maior liga do Mundo pela segunda vez na carreira, algo que nunca aconteceu em Portugal, mas só agora vão fazer a estreia na mesma.

Esta situação explica-se de forma relativamente fácil: quando representavam a FTW, story e ewjerkz eram parte do lineup da fénix que carimbou o apuramento através da ESL Pro League Conference S16. Os dois jogadores que agora representam a SAW estiveram em Jönköping, na Suécia, entre os dias 16 20 de junho de 2022, período em que decorreu a competição que apurou a FTW para a fase de grupos da liga e que marcou a estreia de um quinteto português na prova.

No entanto, apesar de terem sido parte deste apuramento, story e ewjerkz já não estiveram em Malta de 11 de setembro do mesmo ano, quando se jogou o grupo B do qual a FTW fazia parte. É que a 1 de julho, poucos dias depois de terem conseguido o apuramento na Suécia, story e ewjerkz rumaram à SAW para ocupar os lugares de Renato “stadodo” Gonçalves e Omar “arki” Chakkor.

Curiosamente, num tom quase poético, stadodo, que tinha perdido a final da ESL Masters España que apurou a FTW para a ESL Pro League Conference S16, acabou por rumar à fénix por troca direta com story e jogou a fase de grupos da prova. No lugar de ewjerkz entrou Francisco “kst” Fragoso, que atuou em Malta, mas também abandonou o lineup pouco depois.

Desta forma, e caso nada aconteça até lá que leve ao contrário, o sniper e o rifler da SAW vão fazer a estreia na ESL Pro League, tal como os três restantes companheiros de equipa. Mas story e ewjerkz têm uma particularidade que nem os colegas, nem mais ninguém no cenário português tem: apuraram-se por duas vezes.

Na lista de portugueses com participação na maior liga do Mundo está ainda Ricardo “fox” Pacheco. O veterano jogador luso foi o primeiro do país a atingir a ESL Pro League, ainda que também não tenha passado por uma fase de apuramento. Em 2016, fox e a FaZe, que representava, foram convidados para disputar a terceira temporada da prova, na qual terminaram em sétimo lugar.

Os jogadores portugueses com participação na ESL Pro League:

Jogador N.º de presenças N.º de apuramentos
 arrozdoce 1 1
 DDias 1 1
 ag1L 1 1
stadodo 1 0
 kst 1 0
story 1 2
ewjerkz 1 2
 roman 1 1
 MUTiRiS 1 1
 JUST 1 1
 fox 1 0

 

A 17.ª temporada da ESL Pro League vai jogar-se novamente em Malta, entre 22 de fevereiro26 de março. A SAW ainda aguarda pelo sorteio da fase de grupos para perceber em que momento vai entrar em competição e quais serão os adversários.