Fotografia: Fraglider

Considerado o melhor jogador de Futebol Virtual em 2021/2022, Diogo “tuga810” Pombo parece não querer ficar por aqui e continua a somar conquistas no seu palmarés, tendo vencido a Bomb Cup V e o FPF Digital Challenge. O FRAGlíder esteve à conversa com o jogador, que fez um rescaldo da época até ao momento e apontou os seus objetivos futuros.

O atleta que se encontra ao serviço do Atlético Madrid começou por abordar o arranque complicado que teve no FPF Digital Challenge. “Comecei mal, até ao ponto em que estive a apenas uma partida da eliminação e tive que mudar a equipa porque senti que as coisas não estavam a correr bem, algo não estava a bater certo, e desde que fiz essas alterações senti que fui melhorando jogo após jogo. Fui ganhando confiança também e isso fez-se notar na minha gameplay. Acredito que esta mudança foi fundamental para que conseguisse conquistar este torneio começou por dizer.

tuga810 prosseguiu abordando este torneio e o lado mental que teve para conseguir dar a volta a uma situação que era bastante complicada. “Eu sabia que quando estava 0-2 ia ser uma tarefa muito difícil, porque ia ter três jogos, onde nenhum deles ia ser fácil, uma vez que estavam ali 32 dos melhores jogadores nacionais. Sabia que teria de jogar o meu melhor FIFA ou então estaria fora. Sabia que tinha de ser jogo a jogo e mentalizei-me disso, estava numa situação difícil, mas nada estava perdido. Concentrei-me num jogo só e acho que também foi isso que o ZenY me tentou mostrar e ele também teve uma grande responsabilidade a nível mental, onde me tentou abstrair das derrotas que tinha.

FPF esqueceu-se de contabilizar um troféu de RastaArtur em 2018

Com a vitória no Digital Challenge, tuga810 foi anunciado como o atleta com mais troféus em competições FPF. O português estava ciente de que se vencesse o torneio poderia atingir esse recorde: “Sabia, porque já na Christmas tinhamos isso em mente, eu sabia que se ganhasse ao Rodrigo na final do Christmas ia ter esse estatuto”.

Contudo, tuga810 salientou que não é o mais titulado, mas sim um dos mais titulados, uma vez que houve um erro de contagem da Federação: “Só um à parte, a Federação já entrou em contacto comigo a dizer que se esqueceram de adicionar um troféu em 2018 ao Rasta, portanto, na prática eu igualei esse registo com seis torneios. Sou o maior no sentido de não há ninguém com mais, simplesmente há um jogador com os mesmos“.

O jogador de futebol virtual prosseguiu abordando este recorde que vê como um objetivo que ainda persegue, uma vez que quer ser recordado como um dos melhores jogadores de sempre. “Era um objetivo que queria conquistar há muito tempo, obviamente, é um registo que ainda persigo, porque sei que me basta ganhar mais um troféu para ser o mais titulado e são esses os recordes que eu persigo e para que trabalho todos os dias. No futuro, quando eu pendurar as botas, como se costuma dizer no futebol, gostaria muito que o meu nome ficasse como umas das principais referências, se não a maior referência a nível de FIFA nacional e também mundial. É para isso que eu trabalho, para ser o melhor, e para no futuro ser relembrado como tal”.

Ainda sobre este recorde, tuga810 afirmou: “Para mim, ser o recordista, ou um dos recordistas, é um orgulho imenso e uma satisfação de notar que o trabalho está a ser bem feito, porque sei que o talento não chegaria para ser recordista. Só com o talento teria um ou dois troféus, simplesmente como têm muitos outros jogadores da FPF. Com muito esforço, trabalho, dedicação e resiliência é que me consigo colocar nestes patamares de excelência, que muito poucos conseguem alcançar.

tuga810 traça objetivos para esta temporada

O jogador de 23 anos foi convidado a falar sobre os seus objetivos para esta temporada e apontou: “A nível de objetivos, esta temporada aponto, novamente, a ser campeão nacional de FIFA, porque apesar de já o ter sido, ainda não houve na Federação ninguém a ser duas vezes e acho que é isso que quero alcançar, para ser o único a ter esse estatuto. Acho que seria um grande desempenho se terminasse a época nacional dessa forma” começou por dizer.

“Existiram 2 torneios 1vs1 e vai haver um terceiro e, até ao momento, estive presentes nas duas finais, ganhando uma delas. Obviamente que ganhar a outra seria um feito histórico. Não creio que exista um jogador que numa época tenha estado presente em todas as finais, portanto seria mais um feito histórico para adicionar ao meu currículo.

Após ter falado a nível nacional, tuga810 traçou os seus objetivos fora do nosso país: “A nível internacional, os grandes objetivos são ser campeão do mundo, quer no 1vs1 quer na revalidação do título de campeão do mundo de clubes. Se tivesse que escolher um, elegia o eNations porque é uma competição diferente, onde posso representar o meu país, saber que tenho uma nação a apoiar-me a mim e aos meus colegas. Ser campeão por Portugal seria o maior feito e aquele torneio que me daria mais gozo e que iria desfrutar mais por poder ganhar concluiu.