Soham “valens” Chowdhury é o novo diretor desportivo para o CS:GO da EG, anunciou a organização esta terça-feira.

Valens fazia parte dos quadros do clube já desde há dois anos, mas enquanto diretor do departamento de data da organização. Agora, o estadunidense atuará como “Director of Athletics for Counter-Strike”, sendo assim um dos grandes responsáveis pelo projeto “Blueprint”, que reúne 15 atletas de CS:GO sob a alçada da Evil Geniuses.

Até então também por trás das análises de dados em títulos como League of Legends, Valens explicou à HLTV que este cargo terá aspetos de General Manager aliados a outros relacionados com data. “Vou estar a trabalhar de perto com a equipa de data que eu estava a liderar (…) o que passa por aspetos como procurar novos jogadores e avaliar os atuais de forma correta”, referiu.

Por entre as suas responsabilidades, contou também à HLTV, Valens terá de tomar decisões como mudanças de elencos ou determinar que equipas jogam em que torneios.

Sobre a rotação entre jogadores, equipas e torneios, o ex-treinador da Cloud9 mencionou o “cuidado” que quer ter. “Para mim, não há uma equipa principal e jogadores extra. Em 2023 especialmente, e daí em diante, penso que a forma como vamos olhar para [esses aspetos] é [escolher] o melhor quinteto para [determinado evento]”, contou.

De recordar, a EG apostou num projeto de 15 jogadores, aspeto para o qual um comissário da ESIC já deu algumas notas. Com esta aposta, a organização procura melhorar as performances que tem feito nos últimos tempos, como o facto de não se ter conseguido qualificar para o último Major de CS:GO.