Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

A VALVE não irá cobrir as despesas dos treinadores no BLAST.tv Paris Major RMR. A informação foi colocada na ribalta pelo técnico da equipa norte-americana da Detonate, Joshua “m1cks” Micks, que afirmou que a desenvolvedora do FPS apenas irá pagar as despesas de cinco jogadores.

Nas informações disponibilzadas pela BLAST a todas as equipas que vão participar no RMR pode ler-se: “A BLAST irá pagar pela acomodação, voos, vistos e alimentação para 5 membros do roster”.

Nos RMRs anteriores, como é o caso do PGL Antwerp Major RMR e do ESL Rio Major RMR, a VALVE cobriu as despesas de seis elementos, sendo que o sexto não necessitava de ser obrigatoriamente um treinador, e até podia ser um jogador suplente. Porém, para o Major de Paris, a empresa norte-americana apenas irá cobrir as despesas de cinco elementos.

Apesar dos Majors anteriores terem sido organizados pela PGL e pela ESL, e o próximo Major estar ao encargo da BLAST, estas despesas são responsabilidade da VALVE e não das entidades que organizam estes torneios.

Para algumas das maiores organizações mundiais isto pode não ser um grande problema, uma vez que representam um baixo investimento para o orçamento que possuem, contudo, para organizações mais pequenas esta poderá ser uma grande despesa com a qual não estavam a contar.

A publicação do treinador norte-americano fez com vários outros treinadores e jogadores  se indignassem com esta atitude da VALVE. Wilton “zews” Prado recorreu às suas redes sociais para mostrar o seu desagrado com esta situação, escrevendo que os treinadores “são tratados como lixo pela desenvolvedora” do jogo.

O capitão da Imperial, Gabriel “FalleN” Toledo também criticou a empresa norte-americana nas redes sociais, questionando o que estão a tentar alcançar com esta mudança.