

A Riot Games continua a aprimorar o seu sistema de ligas competitivas no VALORANT. A empresa norte-americana anunciou a sua visão para o circuito Challengers em 2023.
O destaque para o nosso país é que em 2023 irá contar com uma liga individual, semelhante com o que vai acontecer com a Itália. Isto significa que o número de ligas na EMEA foi aumentado para 9.
Com o aumento de número de ligas, a Riot pretende que mais equipas consigam expressar as suas individualidades e trazer mais jogadores da região para o competitivo. Estas ligas irão fomentar o crescimento dos jogadores para que estes eventualmente possa alcançar a VCT.
Em relação ao formato, o Stage 1 irá ser disputado em todas as ligas desde o final de fevereiro e termina em todas as ligas até 12 de março. O Stage 2 começa a seguir à primeira semana do split do VCT. Os playoffs vão decorrer desde o final de maio até ao início de junho, tendo como data final em todas as ligas, o dia 11 de junho.
As datas para o arranque das ligas EMEA Challengers são as seguintes:
- Espanha – 8 de janeiro
- Europa Oriental – 12 de janeiro
- DACH – 14 de janeiro
- França – 14 de janeiro
- Portugal – 14 de janeiro
- Turquia – 14 de janeiro
- Norte da Europa – 16 de janeiro
- Itália – 21 de janeiro
- MENA – 28 de janeiro
As melhores equipas de cada liga Challenger irão competir no torneio internacional que decorre em Julho, The Ascension. O vencedor irá conquistar uma vaga durante dois anos na VCT EMEA League.