Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

Os portugueses José “shr” Gil, Diogo “Icarus” Cruz e Rúben “frezbyy” Ferreira estão livres para procurar uma nova casa em 2023, depois de terem sido autorizado pela VELOX a explorar opções. A notícia foi dada pelos próprios jogadores nas redes sociais, sendo que os mesmos continuam ligados contratualmente ao emblema de Espanha até ao final do ano.

No caso de shr, o jovem de 21 anos rumou à organização espanhola na segunda metade do ano, depois do projeto da OFFSET ter chegado ao fim. Na VELOXshr encontrou Icarus, que já representava a equipa e a eles juntou-se pouco depois frezbyy, contratado para colmatar a saída de Antonio “MartinezSa” Sánchez para a Movistar Riders.

Com um core maioritariamente português, a VELOX acabou por não ter uma segunda metade de 2022 muito positiva. A equipa não disputou muitas competições e não conseguiu ter grande sucesso na OMEN WGR Retake S5, onde falhou o apuramento para a final four. Na ESL Masters España S12, derrotas contra Movistar RidersGTZ afastaram a equipa logo na fase de grupos.

Os pontos mais altos da temporada para a VELOX chegam agora praticamente no fim da mesma. Apesar de ter apresentado dois stand-ins na final four da Master League Portugal S10, a equipa conseguiu fugir ao último lugar e terminou a prova no terceiro posto. No calendário está ainda programada a final da National League S7, a jogar-se em Espanha, mas shr disse este domingo ao FRAGlíder que nenhum dos jogadores portugueses vai fazer a viagem ao país vizinho para disputar o encontro frente à Rhyno.

O futuro dos jogadores lusos para 2023 é ainda incerto. A única coisa que aparenta estar definida é que, em circunstâncias normais, nenhum deles segue ao serviço da VELOX.