Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

A Velox apurou-se esta quinta-feira para a final four da décima temporada da Master League Portugal. A equipa ibérica derrotou a Fourteen no play-in, com o resultado de 2-0 (19-16 em Ancient e 16-9 em Inferno), e carimbou o passaporte para Pombal.

O primeiro mapa da série, Ancient, foi escolhido pela equipa de Velox. O arranque do T side parecia promissor para a formação ibérica, que venceu as três rondas inaugurais. Porém, a Fourteen conseguiu depois assumir as despesas do mapa e colocou oito de uma assentada no marcador para passar a liderar de forma confortável.

Daí em diante, as duas equipas trocaram rondas até ao final da primeira metade. No meio desta troca, a Velox conseguiu atingir as cinco rondas para minimizar os estragos. No arranque da segunda parte, a Fourteen colocou o pistol round e o 11-5 deixava a equipa em boa posição para levar o mapa.

No entanto, o force buy da equipa de Diogo “Icarus” Cruz foi bem sucedido e a recuperação começou a acontecer. Quatro rondas consecutivas deixaram o marcador em 11-9, mas o conjunto de Ricardo “fox” Pacheco meteu um travão na reação da Velox e arrancou para o 14-9.

Uma vez mais, a reação da Velox surgiu e o mapa ficou empatado a 14 rondas. Com tudo em aberto, foi a Fourteen a chegar ao primeiro map point, mas o encontro seguiu para o prolongamento logo a seguir. No desempate, foi a equipa que escolheu o mapa a sair por cima com o 19-16, numa última ronda marcada por uma kill caricata de José “shr” Gil, que apontou um total de 39 no mapa.

O segundo mapa da série, escolhido pela Fourteen, foi Inferno. No pré-jogo, Icarus mostrou-se satisfeito pela escolha de mapa do adversário e a Velox fez questão de mostrar o porquê. Numa primeira parte sem grande história, a equipa ibérica esteve a vencer por 11-0 e chegou ao intervalo a liderar por 13-2.

Na segunda parte, Velox venceu o pistol round a atacar e colocou-se a duas rondas do triunfo, mas perdeu a ronda seguinte para o force buy do adversário e o resultado passou pouco depois a ser de 14-5. A diferença, no entanto, era grande e a Velox, apesar de cometer alguns erros que adiaram o fecho da partida, triunfou por 16-9.

Desta forma, a organização espanhola, mas que conta com core português, está apurada para a final four da Master League Portugal, onde já estão SAW e FTW. A Fourteen termina a participação na décima temporada da prova no 5-6.º lugar, classificação que permite garantir a manutenção para a próxima temporada.