Fotografia: Jak Howard/BLAST Premier

Vitality iniciou o ano de 2023 da melhor forma possível, ao assombrar o regresso de Nicolai “dev1ce” Reedtz aos torneios em LAN com uma vitória sobre a Astralis. A equipa de Mathieu “ZywOo” Herbaut entrou na BLAST Premier: Spring Groups 2023 com um triunfo por 2-0 (16-12 Overpass, 19-15 Vertigo).

Os dinamarqueses escolheram Overpass e o reforço Christian “Buzz” Andersen apresentou-se aos “tubarões” com um ace impressionante no primeiro pistol round. Apesar de ter capitalizado nessa vitória para arrancar com uma vantagem de 3-0, a Astralis revelou dificuldades no momento em que o adversário conseguiu trazer armamento equivalente. Até ao intervalo, os nórdicos venceram apenas mais três rondas, que ainda assim se traduziram num 6-9 que mantinha as coisas equilibradas.

Tal como na primeira metade, a equipa de Lukas “gla1ve” Rossander venceu o pistol round na etapa complementar e soube capitalizar nessa vantagem nas rondas seguintes, com um parcial de cinco rondas que permitiu dar a volta ao resultado e passar a liderar por 11-9. No entanto, uma vez mais, a Astralis não conseguiu dar resposta nas sucessivas buy rounds e a Vitality operou nova cambalhota no marcador para fechar o mapa com o 16-12, apesar dos esforços de Benjamin “blameF” Bremer, que apontou 32 kills.

dev1ce em forma não chegou para Astralis forçar terceiro mapa

Não sendo habitualmente um mapa de eleição, a Astralis deixou Vertigo aberto para ser escolhido pela Vitality e preferiu banir Anubis. Esta escolha poderia levar à ideia de que os dinamarqueses estariam melhor preparados do que nunca para disputar o mapa e a verdade é que os nórdicos mostraram uma boa cara no mesmo.

As coisas arrancaram bem para a equipa da casa, que venceu mais um pistol round para colocar o CT side a funcionar desde o primeiro instante. Durante grande parte da etapa inaugural, a defesa da Astralis pareceu extremamente sólida e isso traduziu-se numa larga vantagem de 9-1. Tudo parecia estar a encaminhar-se para um terceiro mapa, mas a Vitality descobriu como desmontar a estratégia adversária e ainda foi a tempo de deixar tudo em aberto com um 10-5 ao intervalo.

Na segunda metade, a equipa capitaneada por Dan “apEX” Madesclaire venceu um pistol round pela primeira vez na série e aproveitou para chegar mais perto no marcador (10-7). A resposta da Astralis veio em dose tripla e uma vez mais o mapa parecia estar fechado a favor dos dinamarqueses, que passaram a liderar por 13-7. No entanto, a solidez defensiva do lineup internacional apareceu de seguida e a Vitality chegou a beneficiar de dois match points quando atingiu o resultado de 15-13.

Num último esforço, a Astralis adiou a decisão para o prolongamento com a conquista das duas derradeiras rondas. Porém, e apesar das 31 kills de dev1ce, que mostrou um bom nível individual, a equipa perdeu o gás no desempate e acabou derrotada.

O desaire desta quinta-feira (19) deixa a Astralis na lower bracket do grupo A, onde vai medir forças com a Heroic. O dérbi dinamarquês está programado para sábado (21), assim como o jogo da final da upper bracket entre Evil Geniuses e Vitality. Esta sexta-feira (20) é dia de ação no grupo B, com o embate entre FaZe Complexity a abrir o dia, que depois se conclui com o confronto entre LiquidOG.