As formações da Vitality e da G2 conseguiram esta quinta-feira (13) o apuramento para o BLAST.tv Paris Major 2023. As duas equipas estavam com o registo de 2-1 no RMR B europeu e conquistaram esta tarde a terceira vitória, o número mágico para rumar à capital francesa.

No caso da Vitality, as coisas nem começaram propriamente bem para a equipa capitaneada por Dan “apEX” Madesclaire. Uma derrota por 10-16 em Mirage perante a BIG fez soar os alarmes na equipa internacional, cuja presença em Paris teria um sabor especial não só por possuir dois jogadores franceses, como pela organização ser também ela francesa.

Com isso em mente, a equipa agarrou-se ao embate e entrou a todo o gás em Nuke, mapa que escolheu. Uma primeira metade com 10 rondas conquistadas no T side deixou o assunto praticamente encerrado e a Vitality forçou mesmo o decider com um resultado de 16-9 e com 27 kills de Lotan “Spinx” Giladi.

Se no segundo mapa foi o T side a fazer a diferença, em Overpass foi uma grande metade defensiva que desequilibrou a balança a favor da Vitality. Ao intervalo, a equipa internacional liderava por 11-4 e não precisou de muito mais tempo para fechar o mapa com o 16-7 e celebrar o apuramento.

G2 de regresso ao Major

Depois de ter falhado o IEM Rio Major 2022, a G2 vai fazer o regresso ao torneio mais importante do calendário em Paris. Uma vitória esta tarde sobre a Cloud9 garantiu à equipa internacional a presença no último Major de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).

Uma vitória convincente por 16-6 no mapa do adversário, Vertigo, deixou tudo bem encaminhado para a equipa de Ilya “m0NESY” Osipov. A série seguiu para Inferno e uma primeira metade novamente dominadora da G2 resultou num 10-5 ao intervalo. Embora tenha tido mais dificuldades do que o esperado para depois fechar o mapa, ainda assim a equipa de Rasmus “HooXi” Nielsen conseguiu o 16-13 para confirmar o apuramento.

Ainda que o principal objetivo esteja concretizado, a G2 — bem como a Vitality — ainda vai ter de voltar ao servidor para discutir o lugar na Legends Stage. O próximo duelo é frente à Vitality e a vencedora discute depois o lugar na Legends Stage com a Monte. As duas equipas derrotadas neste tiebreaker vão ficar pela Challengers Stage.