Têm sido fins de semana frenéticos com os qualificadores para o World Cyber Games 2009 a decorrerem um pouco por todo o mundo e este não foi excepção, com as finais no Brasil, Estados Unidos e Ucrânia a decorrerem em simultâneo.
No WCG Ucrânia assistimos à vitória da equipa HellRaisers num qualificador bem disputado. As meias finais viram a equipa KerchNET ser afastada pelos mesmos HR, enquanto que os Amazing Gaming carimbavam o passaporte para a final ao vencer os pro100.
Na final, disputada a três mapas, os HellRaisers conseguiram ser mais fortes e assim garantir a presença na final mundial do World Cyber Games 2009, que este ano se realizará em Chengdu, China, mesma cidade que acolhe no próximo fim de semana o segundo Global Challenge da IEM 4.
O WCG Estados Unidos era dos mais esperados este fim de semana e prometia surpresas do princípio ao fim, a primeira a surgir com o afastamento da equipa compLexity logo no início da competição. Na final pudemos assistir ao confronto entre duas grandes equipas.
Turmoil e Evil Geniuses estavam ambos com um pé em Chengdu, no entanto apenas uma teria direito à viagem e estadia pagas. Vinda da lower bracket, a equipa EG.us via-se forçada a ganhar os dois mapas e assim foi. Em Inferno, e após uma recuperação notável, o 16-14 alcançado ajudava a manter a chama da esperança acesa.
No segundo e derradeiro mapa, Nuke, a equipa Turmoil foi incapaz de conter a força com que os EG.us entraram e viram-se em mãos com uma situação complicada após o 12-3 na primeira parte. Embora atingindo uma boa performance na segunda, a vantagem era grande e fRod e companhia carimbavam o passaporte para Chengdu.
WCG Brasil seria o primeiro grande confronto entre as equipas rivais FireGamers e Made in Brazil, isto após as últimas alterações que visaram uma troca de jogadores entre ambas as equipas, Bruno "bit" Fukuda por Arthur "prd" Resende.
Sem grande surpresa a equipa Made in Brazil chegou à final do qualificador, deixando pelo caminho a sua adversária mais directa, FireGamers, a qual teve que trilhar o seu caminho até à final pela lower bracket, atingindo-a com uma vitória por 16-14 frente à equipa playArt.
Era o grande momento por que todos esperavam. O primeiro mapa foi Train e assistiu-se a um excelente jogo entre ambas as partes, principalmente da equipa FireGamers que numa boa performance nos últimos rounds, conseguiu tirar a vitória quase garantida das mãos dos mibr.
Inferno seria o mapa decisivo e a equipa FireGamers entrou disposta a marcar presença em Chengdu. Ao fim da primeira parte, o resultado fixava-se em 11-4, os cinco rounds conseguidos na segunda parte garantiram o objectivo, obrigando assim equipa mibr a assistir ao WCG 2009 a partir de casa.
WCG 2009 Ucrânia – Final
HellRaisers (2:1) Amazing Gaming
WCG 2009 EUA – Final
Evil Geniuses (2:0) Turmoil
WCG 2009 Brasil – Final
FireGamers (2:0) Made in Brazil
No que toca ao WCG 2009 Portugal, e a manter-se as datas avançadas já avançadas, podemos esperar um anúncio formal muito em breve. Conforme o Fraglider noticiou, a final nacional estaria planeada para os dias 16, 17 e 18 de Outubro em Paço de Arcos.
Quais os jogos oficiais este ano, quem terá a possibilidade de ir a Chengdu e muito mais, são perguntas ás quais apenas a organização do World Cyber Games Portugal poderá responder. No site oficial a informação é praticamente nula, pelo que teremos que esperar por um comunicado oficial para esclarecer muitas das dúvidas que têm surgido.
Fonte: www.hltv.org