Os exotic têm vido a habituar os seus leitores a várias iniciativas que envolvem o seu site. As entrevistas que vão saindo no site da equipa devido à votação dos leitores são sem dúvida uma delas. Desta feita a pessoa mais votada para ser entrevistada foi o "nosso" João «XFaktor» Rei, responsável por toda a área Web do Fraglíder desde 2002.

Entre preguntas originais e respostas a condizer, fica aqui um excerto do que pode ser lido em www.exotic-island.com:

Conta-nos como surgiu o interesse pelos eSports e o teu nick "XFaktor"?

Comecei a jogar “tarde”, tendo em conta as médias de idades com que se começa. Jogo computador desde que praticamente existem PC, e antes disso já jogava no meu velhinho ZX Spectrum 48K. Jogava alguns fps em single player até ao dia em que um colega de trabalho me mostrou a versão 1.2b do CS, já tinha 27 anos… Pronto.. Fiquei “agarrado”! Os eSports surgem depois… Por acréscimo, e através da minha vinda para o Fraglíder. O meu nick original era j0tta, de João, mas não o achava “carismático”, depois quer por formação (3 anos de Matemática Aplicada), quer através duma cena do filme o Resgate, em que o factor X é a incógnita, ou o factor que faz “virar” a equação… ficou XFaktor (o “k” foi só para o estilo). Mas recordo a minha fase pubber com muito carinho com os meus nicks de eleição RazzMatazz (sou fã dos ToyDolls – Punk is not dead!!) e 668.5 – Lá vem a matemática 668.5 = 1337/2 🙂 – Com um movie meu muito amador em Link que vale pela banda sonora 🙂

Desde os primeiros dias de Fraglíder até agora, o que é que mudou?

Muita coisa… Como podem ler aqui: http://www.fraglider.com/hist.html, mas falando do “meu tempo”, tudo o que referi mais ou menos em detalhe, surgiu nos últimos 3/4 anos, à excepção dos servidores e fórum. Logo muito mudou, felizmente, na minha opinião, para melhor, mas infelizmente nem sempre com a qualidade desejada.

Que novidades podemos esperar do FRAGlider para 2007?

Para o site talvez um novo design, mais “limpo”. De resto há várias coisas em projecto que prefiro não referir 😉

Que ideia tens neste momento dos exotic enquanto organização multi-gaming?

Sempre gostei dos exotic dos tempos idos… E confesso que toda a situação da mudança recente não foi, há primeira vista, positiva. Incluindo o inicio da presidência do BlackPanther e consequentes alterações. No entanto e com o passar do tempo reconheço-lhe o mérito da perseverança e a atitude nova que veio dar outro dinamismo ao que pode ser uma equipa, não ficando sentado num canto à espera do sponsor, mas fazendo os seus próprios eventos e demonstrando vontade de mudar o estado das coisas. Penso que o caminho que os exotic estão a percorrer, neste momento, é o correcto.

Depois de anunciados os qualificadores podemos constatar que apenas irão haver dois na zona norte do país. Visto que nos últimos 2anos a maior parte dos torneios eram na zona norte. Sendo que no top nacional apenas estão incluídas 2/3 equipas da zona sul, o que levou á organização do torneio a apostar em força na zona sul do país? Queres falar-nos um pouco mais sobre isto e tentar explicar esta tendência?

Como sabes (ou não) pouco ou nada tenho a ver com a organização da ESWC, sendo que, apesar do Fraglíder estar intimamente ligado, a organização é “independente”. Claro que estou dentro de vários assuntos relacionados com a organização do evento e a resposta à tua pergunta é simples e obvia… Porque, se calhar, apenas se candidataram e finalizaram a respectiva candidatura lans do sul. Na minha opinião pessoal penso que o negócio das lan-houses em si está mau e a capacidade de investimento é bastante baixa, apesar de saber, e ter a certeza, que uma lan ganha mais num qualificador do que em organizar um torneio… São opções!

Peço-te agora que dês uma palavra para aqueles que sempre apoiaram a Fraglíder e vão continuar a apoiar.

Obrigado! Obrigado por acreditarem, por aparecerem, por tentarem construir algo que é da comunidade e para a comunidade…

Podem ler toda a entrevista em www.exotic-island.com