Muitos de vós poderão estar a pensar o que será o ZoneRank™. Para os mais atentos, este projecto que já leva três rankings foi publicamente lançado em Dezembro de 2006 juntamente com o primeiro ranking respectivo ao mês em questão.
Todos nós estamos certamente habituados a espreitar os inúmeros rankings que mês após mês são actualizados nos mais diversos canais de informação dos eSports por todo o mundo. No entanto a ZoneRank™ quis ser diferente e não lançar apenas mais um ranking, mas marcar posição e premiar monetariamente as melhores equipas do mundo.
Neste último mês foi finalmente lançada a versão final do site, o qual promete dar algumas novidades num futuro breve. Inicialmente apenas foi lançado um ranking para Counter-Strike, mas com o novo site surgem os novos rankings, desta feita também em Quake 4 e Warcraft III. Reunindo os montantes distrubuídos pelos 3 jogos, a ZoneRank™ desembolsou apenas este mês cerca de $10,500, sendo acrescido a este valor os meses anteriores, atinge-se uma soma de $30,500 em apenas 3 meses de ranking.
A maioria pergunta-se como pode tanto dinheiro ser desembolsado mensalmente por uma empresa relativamente recente. A resposta vem da própria ZoneRank™.
Todo este projecto apenas é possível porque um vasto arsenal de empresas estão por detrás de todo o sistema, dando o back-up financeiro necessário para que todos os meses os prémios sejam entregues. Embora a lista oficial apenas refira três patrocinados, dois dos quais pertencentes à mesma empresa, a ZoneRank™ afirma ter um panóplia de empresas, sendo que uma parte está actualmente ligada à indústria dos esports, enquanto que algumas dão os seus primeiros passos neste mundo.
A maioria das empresas prefere manter-se no anonimato perante o público enquanto a ZoneRank™ ainda está em fase de construção e sedimentação perante a comunidade. No entanto é de esperar que brevemente novos nomes surjam publicamente associados ao projecto, o qual tende a expandir-se para novos títulos brevemente, como por exemplo Counter-Strike: Source, entre outros.
Para os mais curiosos que pretendem saber como funciona o sistema de pontuação e compreender um pouco do algoritmo em que se baseia todo o sistema, podem consultar o site oficial em zonerank.com.
O ano de 2007 tem sido dominado pelos Fnatic, ocupando actualmente o #1 dos dois rankings mais prestigiados que englobam equipas de todo o mundo, GotFrag e ZoneRank™. A organização com registo australiano mas escritório no Reino Unido (o qual foi apresentado ontem no remodelado site oficial da equipa) já arrecadou algo como $7,425 e está actualmente a 45 pontos de diferença do 2º classificado, a equipa alemã Alternate aTTaX.
» ZoneRank™ – Counter-Strike, Fevereiro
1. fnatic ($3,500 – total: $7,425)
2. ALTERNATE aTTaX ($2,000 – total: $4,150)
3. Ninjas in Pyjamas ($1,400 – total: $6,300)
4. Pentagram ($900 – total: $3,800)
5. Team 3D ($700 – total: $1,400)
6. MeetYourMakers ($500 – total: $1,000)
7. wNv.Gaming ($350 – total: $1,600)
8. 69°N-28°E ($150 – total: $1,700)
9. Made in Brazil ($0 – total: $425)
10. compLexity ($0 – total: $700)
Como já foi dito anteriormente, actualmente este projecto apenas é publicamente apoiado por apenas 2 empresas, 3 marcas. Como head-partner surge a Lexmark, a qual faz as primeiras incursões no mundo dos eSports como principal parceiro do projecto ZoneRank™. A empresa pretende assim assumir uma papel de destaque na comunidade, podendo brevemente ser vista a marca associada a outros evento de topo um pouco por todo o mundo.
Também a recentemente criada SteelSeries ApS, detentora das marcas SteelSeries e Icemat, está uma vez mais envolvida num projecto ligado aos esports. Esta marca é uma referência no que toca a periféricos dedicados aos profissionais da área, com uma vasta gama de produtos um pouco para todos os gostos. Está envolvida em praticamente todos os principais eventos de eSports um pouco por todo o mundo.
zonerank.com