A Twitch poderá estar a preparar alterações profundas à forma como paga aos criadores de conteúdo da plataforma, principalmente aos parceiros, de acordo com um artigo publicado pela Bloomberg na quarta-feira. Estas mudanças entram em vigor já no verão, caso a notícia se confirme.

Apesar de este ser um “esforço que aumentaria os lucros, arriscaria alienar algumas das maiores estrelas” da Twitch, pode ler-se por lá. Fontes da Bloomberg referem que as novas propostas passam por dar incentivos aos streamers para que estes passem mais publicidade nos seus canais, por exemplo.

De acordo com essas fontes, essas mudanças poderão também significar que a proporção das taxas de subscrição será reduzida, concretamente de 70 para 50%. “Outra opção”, dizem duas pessoas familiarizadas com a situação, “é criar vários níveis (‘tiers’) e estabelecer critérios de qualificação para cada um deles” – neste caso, a “Twitch pode oferecer-se para tirar as restrições de exclusividade aos seus parceiros”.

Poucas horas após esta peça da Bloomberg, o “Global Head of Gaming Creators” do YouTube, Lester Chen, fez um tuíte no qual deu a saber que há muitas novidades a caminho do braço de gaming da conhecida plataforma. Mais ainda, disse, o programa de parceiros do YouTube não requer exclusividade e a distribuição de receitas entre criador e plataforma está nos 70 e 30%, respetivamente, o que dá ideia de que esta publicação de Chen terá surgido como resposta aos possíveis avanços da Twitch para os próximos tempos.

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