O turco da equipa de VALORANT da Acend, Mehmet Yağız “cNed” İpek, está a ver-se envolvido num esquema de lavagem de dinheiro no seu país.

No entanto, o jogador de 19 anos afirma que nunca entrou em contacto direto com a pessoa por trás deste caso. Citado pela Upcomer, que confirmou as declarações com um tradutor, cNed diz que o indivíduo em causa “falou [apenas] com o seu irmão mais velho”.

“A pessoa enviou-me os ‘bits’ e os ‘bits’ foram transferidos para mim”, pode ler-se nesse site. “Eu não reportei esses ‘bits’ à Twitch, reconheço isso. Não reportei à Twitch e fiquei com o dinheiro. Mas repito: a pessoa não me contactou. Reconheço que, apesar de não ter tido intenção de o fazer, tecnicamente envolvi-me nisto, infelizmente”.

Como recorda Jake Lucky, este caso foi notado depois do recente leak que a Twitch sofreu. Ao que parece, este esquema passa pelo uso de cartões de créditos roubados, através dos quais os envolvidos doavam ‘bits’. Daí, os streamers alegadamente dividiam esses valores com os doadores.

Na realidade, o caso já fez com que a organização turca BBL Esports se despedisse de alguns membros dos seus quadros. Mais ainda, também o ‘country manager’ da Riot na Turquia, Erdinç İyikul, admitiu que a empresa está a investigar o caso.

De notar, este é um assunto que ainda está sob investigação, pelo que novidades acerca do mesmo devem ser conhecidas nos próximos tempos.

Fotografia por Colin Young-Wolff/Riot Games