Monte e a NAVI mediram forças esta segunda-feira (15) num duelo a valer o apuramento para a Champions Stage do BLAST Paris Major 2023 e que colocou frente a frente Volodymyr “Woro2k” Veletniuk e Oleksandr “s1mple” Kostyliev. Os dois jogadores tiveram uma desavença em setembro de 2022 durante um torneio de exibição e a tensa discussão terminou com o jogador da Monte a deixar o aviso de que o dia em que iria destruir a estrela da NAVI no servidor ia chegar. Pois bem, chegou ao fim de oito meses com a equipa ucraniana a continuar o conto de fadas após ter derrotado os compatriotas em apenas dois mapas.

Ao início da tarde desta segunda-feira, as duas equipas entraram no servidor para jogar o acesso ao top 8 da competição, já que ambas possuíam um registo de 2-1 na Legends Stage. A série começou com a escolha de mapa da Monte, Anubis, e logo se percebeu que a NAVI ia ter um dia difícil pela frente.

Num mapa habitualmente dominado por quem ataca, a equipa que conta também com Viktor “sdy” Orudzhev, que representou a NAVI na temporada passada, fez do CT side a sua maior força e chegou ao intervalo já com uma vantagem de 10-5. Embora a formação de Denis “electroNic” Sharipov também tenha tentado apoiar-se na defesa para regressar ao jogo, a Monte não desperdiçou a chance de se adiantar na série e venceu por 16-12.

O resultado mais chocante veio depois em Nuke, mapa que foi pickado pela NAVI. A equipa melhor cotada começou o mapa do lado atacante, mas nunca entrou verdadeiramente no jogo. A Monte leu o T side adversário como um livro e esteve em desvantagem durante todo o mapa apenas por uma ocasião, aquando da perda do pistol round inaugural. Na hora da troca de lados, a vantagem dos menor cotados era arrasadora: 13-2. Nesta altura, a vitória da Monte parecia já inevitável e veio a confirmar-se pouco depois com o resultado de X.

Em estreia em torneios Major, a organização ucraniana prolongou assim o conto de fadas e vai estar presente na Accor Arena, em Paris, para lutar pelo troféu. A NAVI, por outro lado, vai ter de passar pela quinta e decisiva ronda, estando à espera de conhecer o próximo oponente.