A Grande Final de 1vs1 do FIFAe World Cup 2023 ficou marcada por uma polémica na decisão por grandes penalidades.
A partida disputada entre Manuel “ManuBachoore” Bachoore e Mark “Mark11” Zakhary ficou empatada durante o tempo regulamentar, e assim sendo, foi necessário que o desempate fosse feito através da marca dos 11 metros.
HUGE controversy in FIFA esports just now
A player for UK org Futwiz had his controller overlay shown on the main screen during the #FeWC final penalty shootout, so his targeting can be seen
He raises his arm to let the admins know but loses and the penalties aren’t retaken pic.twitter.com/hewczCQYNH
— Esports News UK powered by Predator Gaming (@Esports_News_UK) July 19, 2023
Nas grandes penalidades, o comando de do atleta australiano, Mark11, estava a aparecer na transmissão que estava a ser feita no ecrã gigante, o que permitia, a toda a gente que tivesse a assitir à transmissão, ver para que lado o atleta da FUTWIZ estava a apontar.
O jogador avisou os árbitros do torneio para este pormenor, contudo, estes nada fizeram e o comando de Mark11 continuou a ser transmitido no ecrã gigante.
O atleta australiano acabou por falhar duas grandes penalidades e acabou por sair derrotado desta Grande Final, com ManuBachoore a sagrar-se campeão.
The refs absolutely bottled that 🙁
— Fnatic Tekkz (@Tekkz) July 19, 2023
Vários jogadores profissionais, como é o caso de Mohammed “MoAuba” Harkous, Ethan “EthxnH” Higgins, Donovan “Tekkz” Hunt, entre outros, já fizeram uso das suas redes sociais e pronunciaram-se sobre o assunto, afirmando que a decisão dos árbitros foi errada e colocaram em causa a integridade desportiva.