A Acend, que conta com os portugueses Francisco “k4shera” Alves, Rafael “PostKiLL” Jesus e João “dekkk” Pinto — vai substituir Ricardo “null” Oliveira –, estreia-se esta quinta-feira (2) nos play-offs do primeiro split da Apex Legends Global Series (ALGS). A fase de grupos da competição arranca durante a tarde de quinta-feira, com os quatro grupos em competição.
A equipa dos jogadores portugueses está inserida no Grupo C da prova, pelo que o confronto da ronda 1 é frente ao Grupo D. Na ronda 2, o grupo da Acend mede forças com o Grupo A e o duelo com o Grupo B fica reservado para a ronda 3.
A composição dos grupos é a seguinte:
| Grupo A | Grupo B |
| Grupo C | Grupo D |
A fase de grupos tem início esta quinta-feira e prolonga-se até ao dia seguinte. No final da mesma, a Acend precisa de estar posicionada entre as 20 melhores equipas de forma a poder começar a bracket stage de sábado (4) na winners bracket. Se ficar nas 20 equipas com pontuação mais baixa na fase de grupos, a equipa lusa terá de começar na primeira ronda da losers bracket.
Lê também:
Como funciona a bracket stage?
A bracket stage é jogada no sábado. Na winners bracket vai ser jogada uma série de seis jogos, ao passo que na losers bracket são jogadas duas séries idênticas.
No final, as contas fazem-se desta forma:
- As dez melhores equipas da winners bracket apuram-se para as finais. As equipas derrotadas caem para a segunda ronda da losers bracket;
- As dez melhores equipas da primeira ronda da losers bracket avançam para a segunda ronda da mesma. As equipas derrotadas são eliminadas dos play-offs;
- As dez melhores equipas da segunda ronda da losers bracket avançam para as finais. As restantes equipas são eliminadas dos play-offs.
De uma forma mais simples: avançam para as finais as dez melhores equipas da winners bracket e as dez melhores equipas da segunda ronda da losers bracket, o que perfaz um total de 20 equipas nas finais.
As finais
A fase final dos play-offs do primeiro split vão ser jogadas no domingo (5) e com o formato de match point, ou seja, assim que uma equipa atinja os 50 pontos nas finais, o próximo jogo torna-se match point para essa equipa. A primeira equipa a vencer um jogo enquanto elegível para match point, sagra-se a vencedora final. Não existe um limite de equipas elegíveis para match point.
Para esta última fase, é importante ressalvar que as dez equipas que se apurem através da winners bracket vão receber seed conforme o seu lugar na winners bracket e vão começar as finais com pontos de avanço em relação às restantes.
No que toca a prémios, os play-offs do primeiro split da ALGS garantem pontos de play-off a todas as equipas participantes, sendo que os pontos atribuídos vão dos 2 (40.º classificado) aos 500 (vencedor). A competição, que vai ser jogada em Londres, vai ainda distribuir um milhão de dólares em prémios monetários, com a equipa campeã a encaixar 300 mil dólares.