O atual conflito que se vive nas ruas da Ucrânia impacta todo o mundo, mas particularmente aqueles que estão diretamente envolvidos. Na quinta-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy mobilizou todos os militares homens que se encontrem na reserva e que tenham entre 18 e 60 anos.
Isto significa que, durante o período da lei marcial que está em vigor, qualquer reservista que se inclua nesse padrão poderá ser chamado para auxiliar as tropas ucranianas. Mas há mais: qualquer cidadão que se queira voluntariar poderá fazê-lo, tanto que Zelenskiy anunciou que fornecerá armamento a quem quiser ajudar a defender o país.
Há ainda um outro pormenor relevante neste caso: no que diz respeito a homens entre os 18 e os 60 anos, mesmo que não estejam ligados ao serviço militar, estes não podem sair do país durante a lei marcial.
Tudo isto traduz-se no facto de inúmeros nomes de esports não poderem sair da Ucrânia, independentemente dos compromissos profissionais que possam ter. Nomes da NAVI, como é caso de Oleksandr “s1mple” Kostyliev, por exemplo, não poderão sair da Ucrânia caso façam a viagem de regresso – de recordar, esta equipa está em Katowice para o torneio da IEM.
Entre outros nomes que poderão eventualmente ser chamados para a defesa do seu país, dado que são homens e que têm idades compreendidas entre os 18 e os 60, estão Kyryll “ANGE1” Karasyov, Valerii “b1t” Vakhovskyi, Viktor “somedieyoung” Orudzhev ou Volodymyr “Woro2k” Veletniuk.
Note-se que o mundo dos esports não tem passado despercebido a esta situação que se vive entre Ucrânia e Rússia. O discurso de s1mple em Katowice, por exemplo, chegou inclusivamente a meios internacionais como o Washington Post.
Abaixo, podes encontrar uma lista com alguns dos nomes ucranianos mais notáveis que podem eventualmente ser chamados a cumprir serviço militar:
Kyryll “ANGE1” Karasyov (FunPlus Phoenix, VALORANT)
Vladyslav “arch” Svistov (B8, VALORANT)
Valerii “b1t” Vakhovskyi (NAVI, CS:GO)
Oleksandr “s1mple” Kostyliev (NAVI, CS:GO)
Andrii “B1ad3” Horodenskyi (NAVI, CS:GO)
Viktor “somedieyoung” Orudzhev (MAD Lions)
Volodymyr “Woro2k” Veletniuk (banco da MAD Lions, CS:GO)
Serhii “starix” Ishchuk (treinador da AVE, CS:GO)
Danylo “Zeus” Teslenko (Presidente da pro100)
Ioann “Edward” Sukhariev (sem equipa)
Yehor “markeloff” Markelov (reformado)