O primeiro grande evento do ano, a BLAST Premier Spring Groups ficou marcada por uma queda abrupta no número de espetadores em relação a torneios anteriores, e muito disto se deve à queda de espetadores nas transmissões portuguesas.
Ao longo dos dez dias de torneio, a BLAST Premier Spring Groups contou com uma média de 152 139 espetadores, de acordo com os dados fornecidos pelo Esports Charts, o que representa uma queda de 110 000 espetadores, quando comparamos com a Spring Groups do ano passado.
Existem várias razões que podem explicar o decréscimo de espetadores e uma delas está ligada aos espetadores de língua portuguesa. A BLAST Premier não tem equipas parceiras brasileiras, uma vez que a MIBR vendeu o seu slot nesta liga à Heroic, em abril de 2022.
Nesta BLAST Premier Spring Groups o pico de audiência das transmissões em português teve apenas 37 067 espetadores, o que representa uma queda de 69% à transmissão da Spring Groups de 2022, que contou com 121 087 espetadores.
A tendência de queda de espetadores não é exclusiva do Counter-Strike: Global Offensive, uma vez que a LEC e a LCS, competições de League of Legends, também viu o número de espetadores diminuirem.