Sabemos que tudo mudou com o aparecimento da internet e da entrada na era digital, mas, nada mudou tanto como a indústria do entretenimento, nomeadamente a indústria do jogo. Este setor revolucionou-se de tal forma que passou a permitir experiências únicas, independentemente do local e da hora em que se encontra.
Com tantas inovações, vamos ver como esta indústria nos surpreendeu nos últimos tempos:
Este mercado é global
Antes de entrar em pormenores, é importante referir que o mercado do jogo é um mercado global. Inclusive, mercados que antes não se interessavam por esta indústria, passam agora a ser o palco de grandes eventos como irá acontecer em 2024 com o Esports World Cup que irá decorrer na Arábia Saudita.
Isto mostra, em parte, o porquê deste ser um mercado em crescimento, inclusive a nível mundial, como mostram os dados. Só em Portugal, existem 80 estúdios de desenvolvimento de jogos, com um volume de negócio estimado em 365 milhões de euros até ao final de 2023, além disso, existe também uma camada populacional bastante interessada em formas de entretenimento com videojogos, plataformas online e diferentes formas de entretenimento.
Variedade de setores ligados à indústria do iGaming
Como referimos acima, a indústria do jogo é composta por diferentes nichos, que agradam a diferentes públicos. A parte interessante, é que praticamente todos estes nichos se encontram em crescimento, principalmente quando falamos em formas de entretenimento online que possa ser acedida a qualquer hora e lugar.
São vários os exemplos de nichos que ganharam com o acesso à internet e a evolução do mercado móvel. O mercado dos casinos, é um ótimo exemplo. Uma forma de entretenimento, anteriormente exclusiva dos espaços físicos, ganharam uma nova imagem com o aparecimento de plataformas digitais, onde jogar clássicos como a Roleta online, ou outros jogos de mesa passaram a estar à distância de um clique. Também o aparecimento de jogos em formato de aplicação abriu portas a um setor igualmente em crescimento – aplicações de jogos.
Jogos simples como o Bridge Race, com o objetivo de construir pontes conta com mais de 1 milhão de transferências, mas plataformas de jogos sem necessidade de download são igualmente populares e bastante acedidas através de dispositivos móveis.
Não é apenas no setor móvel que a indústria dá provas, todas as vertentes, incluindo a das consolas que num passado recente se julgava perdido, voltou a mostrar que existe público para jogos de consola, principalmente para os que integram novas tecnologias como a realidade virtual, ou a realidade aumentada oferecendo uma experiência mais imersiva.
Jogos como o Firewall Ultra, disponível para a Playstation permite que recrute um mercenário de elite e entre num mundo de espionagem multiplayer. Graças à realidade virtual, este género de jogos oferece uma experiência real graças a uma tecnologia cada vez mais avançada.
Como será o futuro
A nível nacional, as estatísticas referem que em 2027, o mercado iGaming deverá gerar uma receita aproximada de 365 milhões com 3,24 milhões de jogadores. Em simultâneo, espera-se mais inovação ao nível da tecnologia, oferecendo jogos mais interessantes e complexos.
Resumindo, sendo esta uma indústria pioneira a adotar as novas tecnologias e a ouvir as exigências dos consumidores, podemos esperar um futuro promissor com grandes novidades.