As meias-finais da Roobet Cup ficaram completas esta terça-feira, dia em que FaZe Clan e Astralis se juntaram a BIG e Cloud9 no top 4 da competição. A equipa de Finn “karrigan” Andersen vai discutir o acesso à final com a formação comandada por Lukas “gla1ve” Rossander.

Líder do ranking mundial, a FaZe Clan mediu forças com a ENCE, terceira classificada na mesma hierarquia, e venceu em apenas dois mapas. A equipa de Marco “Snappi” Pfeiffer teve problemas com o lado atacante em ambos os mapas e não teve capacidade para conseguir vencer só à boleia do CT side, algo que tinha acontecido em Lisboa, quando a ENCE venceu a BIG na BLAST Premier Spring Final por 2-0 e com apenas seis rondas conquistadas no T side em toda a série.

Esta terça-feira, o encontro começou em Ancient, mapa que foi escolhido pela equipa da ENCE. Porém, o que a primeira parte trouxe foi uma defesa muito sólida da FaZe Clan, que reduziu o adversário a apenas quatro rondas. Na segunda metade, a jogar do lado mais favorável, a ENCE tentou recuperar a larga desvantagem e ainda conseguiu colocar algumas rondas, mas acabou por ser a FaZe Clan a fechar o mapa em 16-10.

A série seguiu para Overpass, o mapa que a equipa de karrigan escolheu para este encontro. Desta feita, a ENCE começou do lado defensivo e conseguiu uma grande primeira parte, com um 11-4 no marcador que colocava o terceiro mapa — Mirage — como uma possibilidade muito forte. Porém, uma vez mais a equipa de Snappi colapsou na ofensiva e a segunda metade foi penosa para o 3-4.º classificado do PGL Major Antwerp 2022, que venceu apenas uma ronda e viu a FaZe Clan apoiar-se num parcial de 12-1 para fechar o mapa (e a série) em 16-12. Com 27 kills em Ancient e 30 em Overpass, Helvijs “broky” Saukants foi a grande figura do encontro.

Terceiras meias-finais do ano para Astralis

A Astralis também está nas meias-finais da Roobet Cup. Depois de ter sido finalista na BLAST Premier Spring European Showdown e na Pinnacle Cup Championship, a equipa nórdica está pela terceira vez em 2022 numas meias-finais de um torneio.

Esta terça-feira, a equipa de gla1ve derrotou a forZe para completar o lote de semifinalistas. Os dinamarqueses acabaram por ter mais dificuldades no seu mapa do que naquele que foi escolhido pelos adversários, mas conseguiram completar o serviço.

A série começou em Mirage, mapa escolhido pelos homens de Andrey “Jerry” Mekhryakov. No entanto, foi a Astralis que se mostrou mais confortável e arrancou para uma primeira parte quase perfeita no lado defensivo, que valeu aos nórdicos uma vantagem de 13-2. Na segunda metade, os russos ainda tentaram dar uma resposta, mas a vantagem da Astralis era demasiado larga e foi uma questão de tempo até os dinamarqueses fecharem o mapa com um 16-8.

O segundo mapa foi Nuke e os papéis inverteram-se. A forZe tentou dar ao adversário a provar um pouco do próprio veneno e conseguiu uma vantagem de 11-4 na primeira parte. Os russos passaram para o ataque na segunda metade e a vitória no pistol round abriu caminho para uma vantagem de 13-4 que parecia irreversível. No entanto, a Astralis arrancou para uma grande reviravolta: empatou o encontro a 14 e anulou um map point para forçar o prolongamento.

No desempate, a forZe parecia encaminhar-se para novo map point, mas Andreas “Xyp9x” Højsleth e Asger “Farlig” Jensen transformaram uma situação de 2v4 numa vitória nórdica, que deixou o resultado em 18-17. Na derradeira ronda, a forZe acabou por ser capaz de sair por cima e obrigar a novo prolongamento, mas já não teve gás no tanque para travar a Astralis, que triunfou por 22-19.

As meias-finais da Roobet Cup disputam-se já esta quarta-feira. A BIG mede forças com a Cloud9 a partir das 14 horas, ao passo que FaZe Clan e Astralis se encontram às 18 horas para discutir a última vaga na final.