Dia 9 de junho de 2011, Francisco “Quinzas” Cruz entrava para a história do FIFA, sagrando-se campeão do mundo. Com apenas 16 anos, o português foi até Los Angeles vencer o FIFA Interactive World Cup 2011.

Faz, esta sexta-feira, precisamente 12 anos desde essa conquista tão gloriosa para o futebol virtual português. Em terras americanas, o português que representava o Sporting CP brilhou no sétimo Major de FIFA, onde venceu na grande final por 4-1.

Dois anos antes, em Barcelona, Francisco “Quinzas” Cruz também tinha realizado uma excelente campanha, premiada com o terceiro lugar. Porém, em 2011, nada parou o luso, que ultrapassou tudo e todos para subir ao topo do futebol virtual.

Passados 12 anos, Francisco “Quinzas” Cruz já pendurou o comando, mas continua a ser peça fundamental no FIFA português. Atualmente, o mesmo comanda a seleção nacional de FIFA, que assumiu há menos de um ano.

Ao serviço da seleção das quinas, o técnico garantiu, no passado mês de maio, a qualificação para o FIFAe Nations Cup 2023, o seu primeiro campeonato do mundo enquanto treinador principal.