A K1CK é a nova campeã da FPF Masters 2022. A organização portuguesa sucede à Betclic Apogee, depois de ter derrotado o FC Famalicão na grande final, realizada este sábado no Estádio Nacional do Jamor.

A equipa famalicense até arrancou melhor, ao vencer o primeiro jogo do BO5, mas a dupla formada por Bernardo “Bernasfigue5” Figueiredo e Diogo “Somosnos” Brás não atirou a toalha ao chão e triunfou nas duas partidas seguintes para atingir o match point. Para o quarto encontro, o FC Famalicão mexeu na dupla, com Daniel “Danithe7th” Alves a ocupar o lugar de Filipe “KidFF” Ferreira e a fazer parceria com Ângelo “gouvy10” Gouveia.

A alteração trouxe efeitos práticos à formação minhota, que se colocou em vantagem ainda dentro dos primeiros dez minutos virtuais. A diferença mínima prevaleceu até ao intervalo, mas a segunda parte trouxe consigo o golo da tranquilidade para a equipa famalicense, obtido à passagem da hora de jogo. O resultado obrigou a K1CK a expor-se em busca de recuperar a desvantagem, mas o resultado não se alterou e a série seguiu para a quinta partida.

Para a grande decisão, as duas equipas mantiveram as mesmas duplas que disputaram o quarto encontro. A K1CK entrou melhor e dispôs de mais oportunidades, mas só em cima do intervalo é que conseguiu passar para a frente do marcador. Na segunda metade, o FC Famalicão procurou assumir as despesas da partida e procurar o empate, mas foram Bernasfigue5 e Somosnos a chegar ao 2-0, aproveitando a maior exposição dos famalicenses.

Num último esforço, o FC Famalicão conseguiu de imediato reduzir a desvantagem e ainda relançar o encontro para os derradeiros minutos. Com o relógio a correr a favor, a K1CK abdicou de atacar e geriu com inteligência, mantendo a posse de bola nos últimos instantes e impedindo o adversário de ter um último assalto em busca do empate.

A K1CK é a sucessora da Betclic Apogee na galeria de vencedores da FPF Masters e levou para casa um prémio monetário de 10 000€. Para além disso, Bernasfigue5 e Somosnos ficaram automaticamente pré-convocados pela seleção nacional para a FIFAe Nations Cup. Quanto ao FC Famalicão, vice-campeão, conseguiu um prémio monetário de 5 000€.