A polícia turca deteve 40 pessoas alegadamente envolvidas num esquema de lavagem de dinheiro na Twitch, avançou a imprensa local esta quarta-feira.

De acordo com meios como Daily Sabah ou Sözcü, a operação policial desenrolou-se em 11 cidades e envolveu 31 streamers da Twitch, por entre os 40 indivíduos referidos.

Embora Mehmet Yağız “cNed” İpek estivesse envolvido numa primeira instância, parece que o campeão do mundo de VALORANT não está envolvido neste esquema. No entanto, nomes como um ex-jogador profissional de LoL, Muhammed “Theokoles” Işık, foram divulgados pela imprensa turca.

O caso chegou à imprensa em novembro passado, pouco tempo após a Twitch ter sofrido um grande leak. Segundo o que tem sido noticiado, este esquema partia de cartões de crédito roubados, através dos quais eram doados ‘bits’ que, posteriormente, eram divididos entre os envolvidos.

Também segundo a imprensa local, o caso chamou a atenção do governo turco depois de uma campanha feita pelo streamer Ahmet “Jahrein” Sonuç, que foi bastante vocal sobre este esquema ao apelar a ação da Twitch.

Apesar de não haver um número exato, o jornal Sözcü diz que o esquema pode ter rendido mais de 1 milhão de dólares aos envolvidos.

Ainda não há outras informações relativamente a este caso, mas é sabido que foram apreendidos inúmeros documentos pela polícia durante as rusgas.