Em publicação no Twitter, a informação de que utilizadores russos poderão estar a ter problemas na Steam foi avançada esta quinta-feira pela NEXTA.

De acordo com esse meio do leste europeu, a Steam já começou a negar acessos a jogadores russos, mas, note-se, ainda não há qualquer comunicado oficial por parte da empresa.

Nos comentários dessa publicação, um utilizador mostra também mensagens dos fóruns da Steam, nas quais se pode ler que utilizadores russos têm tido dificuldades a comprar títulos. Embora não se saiba com exatidão por que razão isso acontece, é possível que as sanções no sistema bancário possam estar por trás disto.

O site SVG, por exemplo, cita que sanções dos Estados Unidos da América à Rússia têm também feito com que os próprios desenvolvedores de videojogos russos não possam receber pagamentos da Steam.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia há cerca de uma semana, são várias as consequências que têm sido sentidas no mundo dos esports. Falamos sobre algumas delas num dos episódios mais recentes de FRAGNews, mas há também outros tópicos a ter em conta, como é caso de a possibilidade de nomes ucranianos serem chamados para defender o seu país.