A primeira semana de pré-qualificação para a FIFAe Club Series 2023 terminou esta sexta-feira, com três conjuntos portugueses apurados para a próxima fase do torneio. As formações de SC Braga/EGN, Betclic Apogee Portugal e SL Benfica Teleperformance conseguiram superar as respetivas brackets e garantir um bilhete para a fase seguinte.
O formato era claro: as duas equipas sobreviventes em cada uma das quatro brackets avançavam para a FIFAe Club Series 2023. Com árvores de eliminação dupla, as equipas a apurarem-se seriam as vencedoras da upper e lower brackets.
Na primeira bracket, foram várias as equipas portuguesas a tentar a sorte, mas houve duas em particular que estiveram muito perto de ser felizes: DIOGO JOTA Esports e Gil Vicente FC Team Vincera. Ambas as formações atingiram as meias-finais da upper bracket e, em caso de vitória, teriam disputado um lugar de apuramento entre si. Porém, os primeiros foram derrotados pelo Albacete (6-5) e os segundos pelo Villarreal (4-1).
❌ 5-6 vs. Albacete
✅ 2-1 vs. CASE
❌ 2-5 vs. KOIIt wasn’t our day. We will come back stronger.
— DIOGO JOTA Esports (@diogojotaegames) November 11, 2022
Na lower bracket, os gilistas foram de imediato afastados pela KOI com um agregado de 5-3. A DIOGO JOTA ainda conseguiu uma vitória e atingiu novamente uma posição em que ficava a uma vitória de disputar o encontro de apuramento, mas cedeu para a KOI por 5-2.
SC Braga/EGN imbatível
A segunda bracket trouxe a primeira equipa portuguesa apurada. O SC Braga/EGN realizou um percurso notável ao longo dos dois dias e fez o seu trajeto pela upper bracket, não tendo cedido qualquer desaire na caminhada até ao apuramento.
Vitórias sobre Yoses Fumo Club (5-3), La Tormenta (5-2) e Hydrax (6-0) levaram os bracarenses a avançar para o segundo dia ainda na upper bracket. Na sexta-feira, duas vitórias sobre Eleven Deudas (5-3) e Algirós (4-3), respetivamente, garantiram a conquista do objetivo do trio composto por Diogo “licapu7” Silva, Diogo “DiogoPeyroteo9” Peyroteo e Bruno “Dallano” Dias.
@FIFAe CLUB SERIES 2023 🔜
Entrada a vencer na temporada, alcançado, com sucesso, o primeiro objetivo.
Obrigado a todos pelo apoio e mostramos a ambição que nos caracteriza.
Que seja o mote para uma época inesquecível!@EGNesports #PorMais #BeEGN pic.twitter.com/1TPOb0dHvo
— SC Braga/EGN Esports (@SCBragaEGN) November 11, 2022
Domínio português na Bracket #3
A terceira bracket foi dominada completamente pelas cores portuguesas e apurou Betclic Apogee Portugal e SL Benfica Teleperformance para a próxima fase da competição. Outras equipas lusas estiveram perto do apuramento, mas vão ter de tentar novamente na segunda semana.
O primeiro dia terminou com os quartos de final da upper bracket a terem seis dos oito lugares preenchidos por equipas portuguesas. Curiosamente, as seis equipas defrontaram-se entre si: a Betclic Apogee Portugal derrotou a Sporting CP Academy (3-2), o Casa Pia FTW Esports venceu o Boavista FC (5-4) e o SL Benfica Teleperformance superou o eFCPorto SoccerSoul (7-4).
No dia seguinte, a BC Apogee Portugal atirou o Casa Pia FTW Esports para a lower bracket com um resultado de 3-2 e marcou encontro na final da upper bracket com o SL Benfica Teleperformance, que derrotou o FC Cartagena por 4-1. No derradeiro duelo, foi a BC Apogee Portugal a vencer de forma clara, por 6-0, e a assegurar o primeiro lugar na fase seguinte.
O SL Benfica Teleperformance seguiu para o duelo decisivo com o vencedor da lower bracket e encontrou o Casa Pia FTW Esports, pelo que havia a garantia de mais uma equipa lusa apurada. A vitória sorriu aos encarnados por 4-1.
As equipas apuradas para a FIFAe Club Series 2023 na primeira semana:
Bracket #1: Villarreal e KOI
Bracket #2: SC Braga/EGN e Algirós
Bracket #3: Betclic Apogee Portugal e SL Benfica Teleperformance
Bracket #4: CD Belmonte e FlowUp
Podes conferir todos os resultados aqui.