Depois da entrevista com António Pedro "Fintinhas" Lisboa, que podes ver aqui, fomos então conversar com André "Guilhoto" Guilhoto, treinador dos K1CK. As equipas defrontar-se-ão amanhã pelas 14h na Comic Con e os treinadores já fizeram a entevisão da série. O FRAGlíder tenciona ainda trazer-vos o ponto de vista de um jogador de cada equipa! Deixamos-te então com a conversa:

Como é que foi a preparação dos K1CK para este evento?

Para ser sincero, a preparação apra este evento foi nula. Isto porque estamos a jogar com um estrangeiro para nos prepararmos para o qualificador da Challenger Series e o qualificador começa já segunda-feira! Acabámos por abdicar de praticamente toda essa preparação que haveria para o torneio da Comic Con em prol da preparação para o qualificador da Challenger Series. Por isso, não houve preparação, fora o normal, o champion select, etc. Em termos de treino com o JoaoS e afins, praticamente não existiu.

Tiveste a oportunidade de analisar já duas séries dos Alientech deste torneio, o que é que esperas deles para a final?

Espero que eles tentem entrar o mais agressivo possível, que tentem num primeiro jogo surpreender com algumas picks, apesar de eu achar que desta vez a final poder estar renhida pelo facto de estarmos a jogar apenas com quatro elementos com os quais treinamos. Considero que, mesmo assim, eles nos vão tentar surpreender e não vão procurar jogar standard especialmente no primeiro jogo.

Acho ainda que o plano deles pode passar por explorar a nossa mid lane, que é um membro novo. Apesar de eu confiar plenamente no JoaoS, os AlienTech não têm qualquer informação de como o Joao está a jogar neste momento nem como é que ele está a jogar connosco e sinceramente, acho que vai passar muito por aí o plano dos Alientech, pressionar o mid, tentar levar a mid turrent o mais cedo possível, que foi até o que eles fizeram nos últimos quatro jogos, não tanto por ganks do Crusher mas por pressão quando chega a altura de o Aziado forçar um back ou tentar uma solokill. Neste momento o Crusher normalmente pressiona muito o mid para poder aproveitar a torre e acho que poderá ser esse o plano deles.


O Fintinhas, treinador dos Alientech, afirmou que têm a melhor laning phase do país, qual é a tua opinião em relação a isso?

Não concordo! O Truklax joga muito melhor a laning phase que o Fearless, o LeChase tem muito mais influência nas lanes do que o Crusher, o Rhuckz e o Mini jogam muito melhor a laning phase do que o AlternativeX e o Slayer e sinceramente, aí sim acho que o Aziado é o melhor mid laner a jogar a laning phase neste momento, mas também sei que o JoaoS é um jogador que vai conseguir aguentar aquela lane, não digo que vá conseguir ganhar o mid porém não o vai perder nem dar hipóteses ao Aziado para dar snowball (analogia com a bola de neve) apartir do meio.
Discordo disso ainda por outro motivo, se eles são a equipa que tem a melhor laning phase a nível nacional, também já o deviam ter sido há cerca de duas semanas na LGW, no entanto perderam durante os três jogos todas as lanes para os For The Win, o que acaba por ser estranho de alguém que diz que tem a melhor laning phase!

Guilhoto: "Para se vencer aos K1CK, é necessário ser-se superior em todos os aspectos de jogo"
Quais consideras as principais ameaças por parte dos Alientech para a tua equipa?

Para se vencer aos K1CK, e tal como o Fintinhas já disse numa entrevista anterior, é necessário ser-se superior em todos os aspetos de jogo. Primeiro, se eles ficarem atrás no early game, considero que não têm qualquer hipótese de voltar ao jogo e mesmo ficando à frente, têm de ter em conta quão snowball conseguem dar dessa vantagem, quão diferente é o sclae das duas composições e mesmo assim, não sei se é por aí que vão conseguiriam ganhar.

Acho que a grande vantagem que eles podem tirar tem de ser através da mid lane, e só por aí eles nos conseguem retirar alguma coisa.

Falou-se, na Comic Con na sexta após se saber o vosso adversário, que o vosso plano poderia passar por sabendo que a mid lane será difícil de ganhar, procurar colocar mais pressão nessa lane de modo a não dar espaço ao Aziado para dar snowball colocando o foco do LeChase lá, o que poderia levar a que ficassem atrás tanto no mid como na jungle, qual é a tua opinião sobre isso?

Claramente não vou revelar o nosso plano porém posso afirmar que temos um plano inicial e um secundário que se ajusta com o Champion Select. Apesar de o Mid ser nesta meta uma posição bastante importante e que é essencial impedir quaquer snowball que venha daí, também já disse anteriormente que sei que o JoãoS não vai deixar que esse snowball aconteça!

Nós sabemos que, a partida, para eles conseguir ter essa vantagem no meio não irá ser 1×1, porque aí sim eu sei que o JoaoS não vai deixar que o Aziado faça jogadas agressivas, também é verdade que se eles quiserem alocar demasiado tempo o Crusher para o mid, significa que o Top e Bot, onde eu considero que somos mais fortes,  serão duas lanes onde o LeChase poderá tirar mais vantagem.

Como tal, podemos abordar isso de duas maneiras diferentes, ou tentar aproveitar o facto de o Aziado poder estar demasiado confiante por estar a jogar contra um mid laner que não esteve na LPLOL e penaliza-lo por alguns erros que possa cometer ou jogar com o facto de assumirmos que o Crusher vai dispender algum tempo no mid para ajudar o Aziado a dar snowball e aproveitarmos isso para dar snowball nas outras lanes! Podemos abordar de ambas as formas mas não acredito que vamos perder o mid e a jungle em simultâneo!

Descreve-nos a tua equipa e o que esperas que pode ser um fator importante para fazer esta série virar para o vosso lado.

O Truklax é um jogador que, principalmente em lan, tem uma voz bastante ativa e que em momentos particularmente difíceis consegue recuperar a confiança da equipa, criar planos em conjunto com o LeChase, com uma grande capacidade de concentração, muito forte no 1×1 e neste momento é o melhor top laner em portugal, principalmente no que toca a dar teleports e a dar engage.
 

O LeChase é um jungler que pensa no jogo completamente diferente de todos os outros, que está sempre a pensar dois, três passos à frente, que sabe o que é que implica estar num lado do mapa, o que é que pode perder, o que é que pode ganhar, que mede muitíssimo bem o risk/reward de acada acção que tem.

O JoãoS, o pouco que conheço dele a jogar conosco, é que é um jogador muito cauteloso, que não força muitas plays, que não deixa que forçem para cima dele, que tem uma champion poll adequada ao que nós precisamos para este torneio!

O MiniTroupax é um jogador altamente mecanico, tem jogadas individuais que são fantásticas, tem uma habilidade de afrmar, de jogar a laning phase extremamente bem sem ter de matar o adversário.

Por fim, o Rhuckz, é um jogador extremamente experiente e que consegue completar muito bem o Mini em termos de agressividade e principalmente desenvolve extremamente bem o papel que tem na equipa, em termos de warding, de controlo do Jungler inimigo em conjunto com o LeChase. Tudo isso ele faz extremamente bem!

Quais são as tuas previsões para amanhã?

Tendo em conta que não nos preparamos talvez nem a 50%, acredito que ficará 3-1 para nós, talvez o 3-2. Isto porque acredito que os Alientech nos irão surpreender num dos jogos. Contudo também sei que este é o único torneio em Portugal que eles poderão ganhar.

As três equipas, fora os Alientech, que estão no torneio são os Doxa que estão cá porque uma equipa desistiu, os FTW que perderam dois jogadores antes do evento e nós que perdemos o Xico e que além disso não nos preparamos para o torneio porque a nosas prioridade é a EU CS que se inicia no dia a seguir. Ou seja, se os Alientech não ganharem este torneio, acho que fica impossível ganharem qualquer torneio no próximo ano e meio, dois anos.

E por isso, a pressão está toda do lado deles, ainda por cima, são uma equipa que cede imenso à pressão e mesmo eles tendo esse tipo de vantagens pelo facto de não podermos jogar com o Xico, acho que esta pressão vai ser demasiado grande para eles nos conseguirem vencer numa Bo5. Por isto tudo, acho que o 3-1 para nós será o resultado mais provável, na minha opinião.

Amanhã, ainda antes da final que tem ínicio previsto para as 14h, lançaremos entrevista com um jogador de cada equipa, fica atento!