Jason-Lake-Complexity
Fotografia: BLAST

O fundador da Complexity, Jason Lake, readquirou a organização norte-americana de esports, após a ter vendido, em 2018, ao proprietário dos Dallas Cowboys, Jerry Jones. O empresário norte-americano, juntamente com um grupo de investidores, terá readquirido a empresa que fundou em 2003 por $10 360 000.

A notícia não surge como uma novidade, uma vez que já existiam rumores que o empresário pretendia readqurir a Complexity, após a GameSquare ter decidido avançar para a aquisição da FaZe Clan. Com as duas organizações de esports a competirem simultaneamente nos mesmos jogos, a separação fazia sentido para os envolvidos e, assim, Jason Lake começou a procurar financiamento para tentar readquirir a organização que fundou.

O CEO da GameSquare, Justin Kenna, concedeu algumas declarações no comunicado de venda da Complexity, onde disse: A Complexity é uma organização líder no desporto eletrónico, que teve um tremendo crescimento sob a propriedade da GameSquare, com as vendas anuais a aumentarem mais de 175% e um aumento de 10x o número de seguidores sociais agregados de 2021 a 2022. Embora seja agridoce vender a Complexity, não há ninguém mais adequado para assumir o comando do que o Jason e a sua equipa.

“A transação da Complexity segue a venda dos nossos ativos da rádio Frankly em dezembro de 2023, à medida que continuamos a otimizar a nossa plataforma antes da aquisição pendente da FaZe. Assim que a aquisição da FaZe for concluída, que deverá acontecer nas próximas semanas, estamos entusiasmados em trabalhar para replicar o sucesso que alcançamos com a Complexity na FaZe. Acreditamos que isto é uma vitória para a Complexity, Global Esports, GameSquare e as ligas globais de esports, onde a Complexity e FaZe competem, já que muitas ligas têm regras sobre a múltipla propriedade de equipas. Estamos ansiosos por torcer pela Complexity e encontrar maneiras de continuar a trabalhar com o Jason e asua equipa” concluiu Justin Kenna.

Esta é a segunda vez que Jason Lake readquire a Complexity Gaming, depois de em 2007 já ter vendido a empresa à DirecTV por $100 000.

A notícia de que Jason Lake volta a ser proprietário da Complexity surge no dia em que a organização norte-americana se vai estrear no RMR Americano de acesso ao PGL Major Copenhagen 2024. O primeiro confronto desta equipa será contra a ELEVATE.