A selecção Portuguesa não irá estar presente na Sérvia para participar no Campeonato do Mundo depois das deslocações anunciadas pela organização para a equipa Nacional não serem as mais favoráveis.

A equipa Portuguesa estava pronta para viajar nesta quarta-feira para Belgrado onde iria participar no Campeonato do Mundo de CS:GO, depois de dois dias a tentar garantir as informações necessárias para a organização, esta acabou por não conseguir colocar a equipa Nacional na melhor posição com as deslocações que apresentou para a equipa das Quinas.

Confere em baixo a versão da equipa Portuguesa sobre o sucedido:

"Como todos sabem, Portugal iria substituir a China que infelizmente não conseguiu os vistos de entrada na Sérvia. Foi uma surpresa para todos nós pois já não tinhamos grandes esperanças de estar presentes.

Quando recebemos a chamada na segunda-feira, foi um contra-tempo em tentar encontrar jogadores disponíveis. O fox não podia ir por causa de compromissos com a sua equipa e houve também alguns jogadores que não podiam dar o seu contributo. Quase no último minuto lá conseguimos enviar todas as informações necessárias de todos os jogadores e assim confirmar em definitivo a nossa presença.

A partida seria hoje, quarta-feira, e ainda durante o dia de segunda-feira esperámos ver com a organização os voos da equipa, algo que acabou por não acontecer. Tivemos a indicação que isso seria apenas tratado durante o final de terça-feira, mas estávamos sempre confiantes que iriamos encontrar boas soluções, tentando sempre encontrar boas alternativas para nós como equipa e boas alternativas a nível financeiro para a organização do evento já que todos os custos eram suportados por eles.

Como é sabido, praticamente toda a comitiva Portuguesa está no Porto com excepção do zpr e de mim. Ainda assim, a ideia sempre foi partirmos todos do mesmo aeroporto e fazer a viagem como equipa, aproveitando para fazer algum conteúdo e partilhá-lo com a nossa comunidade. Demos também a indicação que se fosse claramente mais barato para a organização, podiamos partir de Lisboa, mesmo tendo que mover o mUt, rmn, KillDreaM e o riis3d do Porto para Lisboa.

Por volta das 19h foi-nos perguntado essa possibilidade e nós dissemos que não haveria problema, desde que obviamente os voos do Porto para Lisboa também fossem suportados pela organização, algo que até nem era relativamente caro tendo em conta que cada voo estava a custar cerca de 30€ ida e volta.

O voo que nos foi apresentado seria sair de Lisboa por volta das 20h, chegar a Roma pelas 23h30, ficar a dormir em pleno aeroporto de Roma até por volta das 9h25 da manhã, altura da saída para Belgrado e chegar à Sérvia pelas 11h05, onde teoricamente teriamos que estar a jogar 1h depois. O voo de regresso seria algo semelhante, quando em vez de estarmos de regresso a Portugal na segunda-feira, como o resto das selecções, só estariamos de volta no dia seguinte pelas 8h da manhã.

Com isto, pedimos que fosse possível ver outros voos melhores para a equipa, pois passar a noite em pleno aeoroporto – o que significaria dormir mal, já que a organização não suportava um hotel – e no dia seguinte ter mais uma viagem até ao destino e ter que jogar meramente 1h depois de termos chegado, não é obviamente bom para quem teria que fazer 2 jogos bo1 e um possível bo3. O cansaço é obviamente notório.

Demos várias opções, mais baratas até que o próprio voo que nos foi apresentado inicialmente, e obviamente bem melhores para a equipa em termos de horários: a equipa sairia na quarta-feira, chegaria a Belgrado no próprio dia, conseguia dormir umas boas horas, fazer os seus jogos e depois regressar também sem grandes problemas na segunda-feira. Reforçamos, foram dadas várias soluções não só por mim mas pelos jogadores que foram ajudando e visto voos em vários sites.

A organização acabaria por nos marcar, pagando os voos que inicialmente nos mostrou, sem nos consultar se seria efectivamente o voo por nós pretendido, ainda até sem nós termos verificado os horários dos voos do Porto para Lisboa ou alguma forma dos jogadores conseguirem apanhar o avião. Esta decisão não foi algo que foi decidido em poucos minutos pois estivemos sensivelmente desde as 20h até por volta das 3h em pleno contacto com os admins, a tentar arranjar várias soluções para que a viagem acontecesse, no fim, e após várias horas, a equipa decidiu em conjunto não participar.

Como já dizia alguém no nosso teamspeak pela noite dentro "doi-nos a alma" em não poder estar presente neste evento mas infelizmente não vai mesmo ser possível. Queremos agradecer a disponibilidade e atenção que nos foi dada pela organização do evento, lamentar a não ida e desejar a melhor das sortes a todas as equipas presentes. Que seja um excelente evento." refere ERRZyx.

Portugal participou na fase de grupos da zona Europeia e ficou em 2º lugar no seu grupo atrás da Dinamarca. Na fase de playoffs da mesma zona, defrontou e perdeu contra a Noruega por 2-1, sendo depois a escolhida para substituir a China na grande final mundial.

A competição terá lugar na Sérvia no próxima Quinta-Feira e terá 100 mil dólares em jogo.