A instituição do Sport Lisboa e Benfica, representada no Web Summit pelo Sr. Domingos Soares de Oliveira – Administrador Financeiro da SAD do Clube, revelou numa conferência de imprensa posterior à sua participação no Web Summit qual a posição do Benfica em relação a este mercado.

O Web Summit é um evento bastante importante que se encontra a decorrer com a presença de oradores de diversas áreas, nomeadamente CEOs de organizações internacionais bem sucedidas de eSports, não sendo portanto estranha a abordagem do tema na conferência de imprensa. O interesse na área dos eSports têm surgido por bastantes clubes e é visto por muitos elementos pertencentes aos eSports nacionais como ponto de viragem no atual panorama, muito por culpa do poder investidor que os mesmos detém em relação às organizações já existentes na área, no entanto o impacto desejado ainda não surgiu apesar de já haver seções de eSports de Boavista, Estoril e mesmo Sporting CP, entre outros clubes.


O Benfica encontra-se a estudar a sua participação na área dos eSports. (Foto da autoria de Mariline Alves)

Segundo palavras do Administrador Financeiro da SAD Benfiquista, "Não tomámos ainda nenhuma decisão sobre isso. Fomos abordados nos últimos meses sobre este tema. Vemos que é uma ’trend’ no Mundo e os eventos realizados no Mundo, que são fascinantes. Em termos de visualização do jogo de futebol, tem de estar no estádio ou na TV; estes eventos podem ser vistos em qualquer lado. A maioria dos clubes não tem ainda estratégia ainda mas dentro de um ou dois anos toda a gente tomará essa decisão. Pode ser um mercado muito grande e veremos tambem o que acontecerá nas apostas, que poderão alavancar o E-Sports".

Caso se concretize a previsão do Sr. Domingos Soares de Oliveira, poderemos ver um booming nos próximos dois anos no que diz respeito à presença dos clubes nacionais. Qual a tua opinião sobre a presença e o impacto das instituições desportivas nos eSports nacionais?