O primeiro dia das finais da Worten Game Ring Master League Portugal by ASUS terminou com Giants, K1CK e OFFSET em prova. Após a vitória frente aos GTZ Bulls no jogo de eliminação, estivemos à conversa com  o João "KillDreaM" Ferreira, jogador dos Vodafone Giants para perceber como têm sido feita a preparação da equipa, o balanço que é feito da IeSF, as dificuldades que os Giants estão a atravessar e como está a equipa a nível de objetivos cumpridos.


"Ainda não estamos preparados o suficiente para este evento mas vamos dar o nosso melhor e ver no que dá."

Fraglíder: KillDreaM, vocês estiveram recentemente presentes em Taiwan a representar Portugal no torneio mundial da IeSF, com a vossa prestação a terminar nos quartos de final. Como avalias a vossa primeira experiência internacional enquanto Vodafone Giants? Ficaram satisfeitos com a vossa prestação ou ficou o sentimento de querer mais, apesar do adversário duro que encontraram?

KillDreaM: Claro que satisfeitos não ficamos, estávamos à espera de mais. Sabíamos que os HAVU estavam muito fortes só que da maneira que correu o grupo, ganhar à equipa que ficou em segundo lugar não faz sentido – para fazer as brackets dos Playoffs, não houve seeds, não houve nada… a organização já pecou nesse aspeto e nós fomos um bocado prejudicados por isso também. De qualquer das formas, isto só nos serviu e mostrou que ainda não estamos ao nível que devíamos estar – nós temos pouco tempo junto enquanto equipa e as viagens têm-nos afetado bastante, resultando em muito pouco treino quando o que nós queríamos era treinar, treinar muito mais. Nós percebemos que taticamente, ainda estamos muito maus e também individualmente não estamos ao nosso melhor nível, isso prejudica-nos bastante e tem-se notado nos nossos jogos.

Fraglíder: O antes e o após da IeSF é feito com viagens extremamente longas e cansativas para a vossa equipa numa altura em que estavam em cima das finais da Master League Portugal, um objectivo vosso assumido. De que maneira é que a participação na IeSF pôs em xeque a vossa preparação para este evento? O que conseguiram ver e em que se focaram essencialmente para estas finais?

KillDreaM: Eu vou ser sincero, nós não temos quase nenhuma preparação efetuada para este evento, o nosso foco estava em Taiwan. Tentamos ao máximo estar preparados para esse evento e olhando para estas duas semanas, pouco CS foi jogado por nós. A viagem rebentou-nos a todos, ainda hoje eram 5 da manhã e toda a gente já estava acordada, ainda não conseguimos ter os horários em condições e isso tem-se notado individualmente em cada jogador dentro do servidor. Ainda não estamos preparados o suficiente para este evento mas vamos dar o nosso melhor e ver no que dá.


"Os GTZ Bulls jogaram bem, aproveitaram todos os nossos erros e pronto, foi o que foi."

Fraglíder: Num dos vossos objectivos definidos para esta temporada, podemos dizer que a primeira parte do mesmo está concluída. Os Giants garantiram a presença no Playoffs da ESEA Advanced e vão em breve iniciar a bracket a eliminar com apenas um pensamento em mente – a ESEA MDL. Acreditam que é um objetivo tangível tendo em conta as dificuldades pelas quais estão a passar e a dureza dos adversários que vão encontrar?

KillDreaM: Nós estamos confiantes mas ao mesmo tempo temos a noção de que não estamos preparados para isso. Vamos dar o tudo por tudo para alcançar a ESEA Mountain Dew League que é um objetivo muito importante para nós mas irá depender muito das equipas que apanharmos porque não estamos com o trabalho necessário para chegar lá e batermo-nos de frente contra boas equipas.

Fraglíder: À entrada para a Master League Portugal, vocês são surpreendidos pelos K1CK num mapa em que a vossa equipa se sente bastante confortável e é uma pick regular dos Giants, sendo relegados para o jogo de eliminação que agora terminou. Contra os GTZ Bulls, vocês aparecem muito fortes e fecham um mapa rapidamente para na escolha de mapa seguinte, levarem uma resposta agressiva e passarem de um 16-1 para um 4-16. O que aconteceu nesse mapa para terminar desta forma? Estavam a contar ser surpreendidos desta maneira?

KillDreaM: É assim, eu não avaliei os mapas que eles jogaram – o cache é um mapa que não é jogado habitualmente por nós. O problema foi que nós demos um "rape" no primeiro mapa e à entrada para o segundo, não pensamos da maneira correta. Não fizemos o nosso jogo, fizemos coisas muiro à confiança e isso acabou por nos afetar bastante. Os GTZ Bulls jogaram bem, aproveitaram todos os nossos erros e pronto, foi o que foi. Após esse mapa falamos, vimos o que estava a ser feito de forma errada e resolvemos a série no terceiro mapa.


"Tenham paciência e acreditem como nós acreditamos senão não valia a pena estar a treinar todos os dias para isto."

Fraglíder: Amanhã, vocês irão defrontar K1CK ou OFFSET no jogo que dá acesso à final. Com ambas as equipas lado a lado e do que sabes delas, tens algum oponente preferencial para encontrar ou é indiferente dadas as vossas aspirações?

KillDreaM: Se nós fizemos o nosso jogo e jogarmos com confiança, aquilo que nos falhou no primeiro mapa contra os K1CK foi termos jogado muito pouco CS, andamos todos arrebentados e depois basta acontecer algo não tão esperado e é motivo de não teres a confiança que deves, a comunicação começa a ser muito má e tudo isso é uma bola de neve que faz com que jogos se percam desta maneira. Se jogarmos o nosso jogo e com confiança, de certeza que conseguimos bater-nos contra qualquer uma, não tenho preferidos nesse aspeto.

Fraglíder: Numa altura em que por vezes vemos os vossos resultados serem contestados por tudo aquilo que vocês representam, existe alguma explicação ou palavras que queiras deixar à comunidade portuguesa que vos segue? Algum agradecimento?

KillDreaM: Por um lado, quero agradecer a toda a comunidade portuguesa em si. Claro que vão sempre haver os "haters", isso nunca vai mudar porque eles existem em todas as comunidades mas eu falo por mim, tenho recebido imenso apoio e toda a equipa também. Eu só vos peço isto – tenham paciência e acreditem como nós acreditamos senão não valia a pena estar a treinar todos os dias para isto.

Fraglíder: Muito obrigado KillDreaM pela entrevista, vemo-nos amanhã para o vosso jogo aqui no recinto da Lisboa Games Week.