A organização da Liga Portuguesa de Counter-Strike acabou de emitir um comunicado relativo à situação do jogador Gabriel "Starkj" Marques dos XF Iberia, suspendendo por tempo indefinido o mesmo com base na sua "Evasão de Ban" na FACEIT, penalização que foi aplicada pela plataforma durante a semana passada.

A equipa da XF Iberia alcançou a LPCS após dominar no qualificador aberto #1 e no qualificador fechado onde estiveram muito perto de garantir a presença na 1ª Divisão, perdendo com os Panthers no BO3 decisivo que encerrou o torneio na Clickfiel Arena. Com 10 jornadas disputadas e com a jornada 11 a iniciar mais logo no dia de hoje, os XF Iberia são líderes isolados com 9 vitórias em 10 possíveis e contam com 9 pontos de avanço sobre o 2º classificado, estando a uma vitória de garantir automaticamente a presença na 1ª Divisão da LPCS na próxima temporada.


Starkj não poderá continuar a competir com a XF Iberia na LPCS.

No comunicado oficial, pode ler-se que "derivado do regulamento da LPCS, no artigo n°2 sobre o Estatudo dos Jogadores, no número 2 alínea e) encontra-se expresso que para a participação na LPCS é requerido aos jogadores "Ter uma única conta de jogo válida, não podendo encontrar-se banida quer pela Inygon, Lda quer pela Valve e/ou FACEIT no Counter-Strike: Global Offensive.", encontrando-se abaixo no ponto v que na ocorrência de uma penalização em qualquer destas plataformas, a mesma é aplicada na LPCS, durante o mesmo período".

O Conselho de Arbitragem verificou a possibilidade de o comportamento que deu azo a esta penalização também se tivesse repetido durante os jogos da LPCS, contudo, após a verificação dos jogos em questão, não encontrou qualquer circunstância que fomentasse essa suspeita. Concluindo, o jogador Gabriel "Starkj" Marques encontra-se suspenso da LPCS por um período indeterminado, até que a suspensão da plataforma FACEIT seja levantada da mesma,não havendo penalizações adicionais a este facto.

Os XF Iberia irão mais logo defrontar os Grow.uP no primeiro jogo da noite que irá abrir mais uma semana da LPCS, jogando com José "nypex" Azevedo no lugar de Gabriel "Starkj" Marques.