Decorrida nos dias 13 e 14 de Abril, a FIFA eNations Cup reuniu em Londres um total de 20 nações de todos os cantos do mundo para disputar a primeira edição do torneio com $100,000 em jogo e que conta com jogos individuais e também a modalidade de 2vs2 competitiva introduzida apenas neste FIFA 19.

Inseridos no Grupo D, Portugal fez-se representar por uma comitiva constituída pelos jogadores Diogo "tuga810" Pombo dos OFFSET e Gonçalo "RastaArtur" Pinto do SCP Esports, Nuno ’FTW_nunobc’ Barateli da FTW Esports enquanto coach e Armando Vale, encontrando como adversários as seleções da Rússia, Dinamarca, Holanda e Austrália.

Na decisão que foi tomada após a realização do estágio nacional que reuniu 8 jogadores na cidade do futebol, ficou decidido que Diogo "tuga810" Pombo iria mudar de ares e competir na Xbox com Gonçalo "RastaArtur" Pinto a manter-se na sua consola principal, a PS4.


A comitiva portuguesa que rumou a Londres para representar Portugal na FIFA eNations Cup. (Foto de Armando Vale)

Com quatro grupos de cinco equipas, apenas o top 2 de cada um avançava para os Playoffs com todas as seleções a defrontar os outros adversários do seu grupo em 3 partidas a valer 3 pontos cada – uma partida disputada na PS4, uma partida disputada na Xbox e uma terceira partida no formato 2vs2 disputada em consola a designar.

Portugal abriu a sua participação no 1º dia de competição com 4 pontos conquistados diante da Rússia (Empate na Xbox e Vitória no 2vs2), voltando a somar mais 4 pontos quando defrontou a Dinamarca com vitória na PS4 e empate no 2vs2 que deixavam a seleção das Quinas com 8 pontos somados.

O dia não iria encerrar em Londres sem haver antes a terceira partida da fase de grupos onde Portugal mediu forças com a seleção da Holanda naquele que foi a prestação mais positiva a nível de pontos conquistados, 5 no total após 2 empates em cada consola e a tão desejada vitória no 2vs2 que deixava a seleção nacional em terceiro lugar do grupo com 13 pontos (12 golos marcados, 12 sofridos) e em igualdade de pontos e de diferença de golos com a Rússia (14 golos marcados, 14 sofridos) a colocar-se na frente pelo critério de mais golos marcados.


No final do 1º dia, a seleção nacional preparava os seus jogos para o 2º dia por volta das 22:00 no Hotel. (Foto de Brandon Smith)

Fora dos lugares de qualificação para os Quartos de Final, Portugal entrava no segundo dia de competição para o seu último jogo da fase de grupos frente à seleção da Austrália a necessitar de somar pontos e marcar golos para superar a Rússia, que se encontrava no 2º lugar com mais 2 golos que a seleção nacional.

No jogo da Rússia contra a Holanda, começou melhor a Rússia que somava 3 pontos no primeiro jogo mas a Holanda não atirou a toalha ao chão e venceu nos dois jogos seguintes por 1-0 e 2-1 para somar 16 pontos e igualar a Rússia.

A precisar de melhor registo que a Rússia, Portugal viu Gonçalo "RastaArtur" Pinto chegar perto da vitória contra o Markor, somando apenas 1 ponto num jogo de loucos que terminou empatado a 4 bolas. Na Xbox, Diogo "tuga810" Pombo também não conseguiu fazer melhor do que o seu colega de equipa e adiou todas as decisões para o último jogo, disputado no 2vs2 após um nulo contra Marcus Gomes.

Num jogo de tudo ou nada, Portugal necessitou de sofrer mas carimbou o acesso aos quartos de final nos últimos momentos do jogo num rasgo de genialidade do jogador do SCP Esports que fez a diferença nos descontos com um golo de Cristiano Ronaldo. Com este resultado, Portugal subiu para o 1º lugar do Grupo D e ficou com duelo marcado diante da Espanha para os quartos de final.


As emoções estiveram à flor da pele com o golo aos 91 minutos que colocava Portugal na fase a eliminar.

Os resultados de Portugal na Fase de Grupos da FIFA eNations Cup eram então os seguintes:

 Portugal (vs)  Rússia  Dinamarca  Holanda  Austrália
         
RastaArtur 1-3 3-0 1-1 4-4
tuga810 1-1 0-4 1-1 0-0
2vs2 1-0 1-1 3-1 1-0


A árvore dos Playoffs ficava definida rumo à final.

Na fase a eliminar, o balanço dos dois primeiros jogos nas consolas individuais decidia o vencedor da série com o terceiro jogo no formato 2vs2 a ser apenas disputado caso a igualdade permanecesse após as duas primeiras partidas serem disputadas.

Diante da Espanha, Gonçalo "RastaArtur" Pinto jogava a primeira partida da série onde chegou ao intervalo com uma vantagem de 2 golos, permitindo no entanto o empate a Xexu num jogo que terminou 2-2.

Contra Zidane10, também Diogo "tuga810" Pombo começou melhor e foi para a segunda parte a vencer por 2-1, mas novamente os espanhóis atingiram o empate para forçar a negra, terminando 3-3 o duelo na Xbox.

No desempate que foi disputado na Xbox, o 2vs2 não registou golos durante os primeiros 90 minutos nem durante o prolongamento, obrigando ambas as seleções a decidir a passagem às meias finais na marca dos 11 metros, no desempate por grandes penalidades.

No primeiro par de grandes penalidade batidas na morte súbita, Portugal prevaleceu e terminou a série com um 3-2, resultado que deixava a seleção das Quinas nas meias finais para defrontar a França.


Um jogo impróprio para cardíacos viu Portugal avançar para as meias finais da marca dos 11 metros.

Reduzida a quatro nações, a FIFA eNations Cup continuava a decorrer com o embate entre Argentina e Dinamarca – nesta primeira semifinal, foi mais feliz a seleção albiceleste que derrotou os Nórdicos em apenas duas partidas que terminaram com o mesmo resultado, 3-2.

Ouvia-se o hino nacional em Londres nos momentos a anteceder o duelo com a seleção francesa constituída por Lucas "DaXe" Cuillerier do Paris Saint Germain e Corentin "Maestro99" Thuillier dos Vitality, nº6 do ranking mundial FIFA na PS4.

No confronto da PS4, Gonçalo "RastaArtur" Pinto abriu a série diante do jogador dos Vitality com uma derrota por 1-0 nos 90 minutos e deixou tudo nas mãos de Diogo "tuga810" Pombo que estava obrigado a vencer para manter Portugal em jogo e forçar a partida de 2vs2 neste duelo.

Fora da sua consola habitual, o jogador dos OFFSET entrou melhor no jogo e conseguiu chegar ao 1-0 após bastante pressão aplicada no seu adversário mas o jogador do PSG provou ser mais forte e venceu a partida por 2-1 num jogo onde ainda falhou uma grande penalidade.

O sonho português esbarrava nas ambições francesas que avançaram para a grande final diante da Argentina onde venceram, sagrando-se campeões da primeira FIFA eNations Cup e levando para casa um cheque de $40,000.


Les Bleus terminaram com o sonho português nas meias e bateram a Argentina na final para se sagrarem campeões. (Foto de Soulez Florent)

Quanto aos Portugueses, $8,000 foi o prémio conquistado pela sua presença no Top 4 da competição para além de 625 pontos Global Series que irão ajudar Gonçalo "RastaArtur" Pinto a ficar mais próximo do seu objetivo, marcar presença na FIFA eWorld Cup durante o mês de Agosto.