SC Braga sagra-se campeão da eLiga Portugal

Tal como o Fraglíder tinha já noticiado, nos passados dias 10 e 11 do presente mês, decorreu a fase final da eLiga Portugal, competição pertencente ao circuito mundial da EA Global Series. Naquela que foi a primeira edição do campeonato português no FIFA, o público presente no Cinema NOS do Alameda Shopping presenciou aquela que parece ser uma aposta ganha nesta modalidade. O Porto foi então a cidade escolhida para hospedar a reta final da competição que contou com 15 equipas na fase de grupos. Apenas as oito melhores classificadas conseguiram no entanto seguir em frente na competição, sendo que a dupla do Sporting Clube de Braga viria a ser aquela que ergueria o troféu, ganhando assim 4000 euros e 200 pontos FIFA Global Series.

A fase de grupos decorreu durante o primeiro e o início do segundo dia do evento, com os dois melhores classificados de cada grupo, bem como as duas equipas com maior pontuação na terceira posição, a carimbarem o passaporte para os quartos-de-final. No grupo A, a dupla representativa do Clube Desportivo das Aves e do Belenenses SAD não deram chances aos restantes membros do grupo, com DaniAlves e tuga810 a darem ao primeiro um registo impecável de quatro vitórias em quatro jogos.

Já no lado do Belenenses, nunobc e Duarte saíram apenas derrotados no jogo inaugural, frente ao clube de Santo Tirso, não perdendo de resto qualquer jogo. No grupo B, também o Vitória Futebol Clube saiu vitorioso em todos os embates, marcando 29 golos em apenas 4 encontros realizados. O Grupo Desportivo de Chaves terminou ainda na segunda posição, com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, sendo que o Moreirense Futebol Clube de JSilva e JoaoSeleiro conseguiu amealhar 6 pontos, batendo por isso o terceiro classificado do primeiro grupo. As três equipas restantes provieram do grupo C, liderado pelo Sporting Clube de Portugal, com a dupla composta por Godiiiinho e TCosta do Clube Desportivo Santa Clara a alcançar o segundo lugar, logo seguido pelo Sporting Clube de Braga.


O Braga foi mais forte que todos os outros concorrentes e é assim o primeiro campeão da eLiga Portugal.

Com estas oito equipas a lutar pelo lugar mais alto do pódio, o resto do segundo dia foi de altíssima qualidade, com todos os jogos a serem disputados até ao último minuto. Nos quartos-de-final, apenas o primeiro jogo, que opôs Aves e Braga, não teve de recorrer ao terceiro e derradeiro jogo, com HugoB0ss e Gouvy a conseguirem efetuar a cambalhota no marcador nos últimos 10 minutos do jogo virtual, sendo assim a primeira equipa a alcançar as meias-finais. Também o Vitória de Tiago e Sensation conseguiram garantir um lugar na próxima etapa, após vencer o clube de São Miguel num terceiro jogo cheio de golos, jogado no modo 2x2, onde a equipa de Setúbal viria a sair vitoriosa por 4 bolas a 2.

A terceira equipa a marcar presença nas meias-finais foi a de RastaArtur e BrunoRato, atletas do Sporting, após uma derrota e uma vitória frente à equipa de Moreira de Cónegos nas duas mãos, ambas pela margem mínima. O derradeiro jogo foi impróprio para cardíacos, com a equipa vitoriana a liderar o jogo até ao minuto 85, altura em que os leões conseguiram chegar ao empate, acabando mesmo por vencer o jogo com outro golo no minuto 88. No quarto e último jogo dos quartos, o Chaves foi o clube a alcançar o último lugar na penúltima fase do torneio, vencendo a equipa de Belém naquela que foi a série mais renhida até ao momento, com dois empates a culminar num terceiro jogo onde a equipa do norte, representada por somosnos e Runrun arrancou a vitória a ferros, terminando com apenas um golo de diferença.

O público pediu espetáculo e os atletas não desiludiram: as meias-finais foram decididas apenas nas grandes penalidades. Após dois empates entre Braga e Vitória, os bracarenses não vacilaram na linha dos 11 metros, não falhando nenhum penalty e abrindo assim o caminho para a grande final da eLiga Portugal. Já no lado oposto da bracket, Sporting e Chaves venceram uma mão cada, ambas pelo resultado de 2-0, mas a equipa da capital não conseguiu converter nenhumas das primeiras três grandes penalidades, ditando assim o seu adeus à prova. Com as condições reunidas para uma grande final, os atletas do Braga e do Chaves entraram em campo com apenas um objetivo em mente: a taça.


HugoB0ss e Gouvy foram o melhor duo em competição e conquistam para o SCBraga o título da eLiga Portugal.

Se de um lado se encontrava Runrun contra Gouvy, do outro estava somosnos versus HugoB0ss, e foi mesmo este último a inaugurar o marcador, com um golo à entrada do minuto 27. Ao intervalo, o agregado mantinha-se no 1-0 a favor dos guerreiros do minho mas com ambos os lados a terem excelentes oportunidades de golo. No minuto 78, Runrun acabou por cometer falta sobre Gouvy, já dentro de área, mas o jogador dos flavienses manteu a postura que lhe valeu a vitória sobre o Sporting e efetuou uma boa defesa, voando para o canto direito inferior. Simultaneamente, somosnos fez abanar as redes dos arsenalistas e estava tudo de volta à estaca zero, com o Chaves a conseguir mudar o rumo do jogo para o seu favor. Após soar o apito final que dava como terminado o jogo entre Runrun e Gouvy, com uma excelente intervenção do guarda-redes do primeiro já no tempo de acréscimo, tudo parecia encaminhado para um terceiro jogo, quando o suspeito do costume, HugoB0ss, realizou uma magnífica jogada no último lance do jogo para ditar o nome gravado no troféu desta primeira edição da eLiga Portugal, o Braga sagrava-se campeão.






 
Topo