O jogador dos Apogee Gaming Gonçalo "Troppez" Brandão é o novo campeão nacional de FIFA após vencer a Grande Final da Liga Portuguesa de 1vs1 organizada pela FPF Esports no Moche XL Esports ao longo de dois dias de competição com os 32 melhores jogadores nacionais.

Alegria, tristeza, euforia e frustração foram algumas das muitas emoções visíveis a flor da pele nos concorrentes da Grande Final que ambicionavam tornar-se no novo campeão nacional e levantar o troféu perante o público do Moche XL Esports no palco principal. O primeiro dia de competição arrancou com os 32 participantes distribuídos em 4 grupos de 8 jogadores, com o Formato Suíço a ser escolhido para apurar os 4 melhores de cada grupo para os oitavos de final.


Os grupos da competição no primeiro dia reservaram algumas surpresas no caminho para os Playoffs. (Imagem por FPF Esports)

3 vitórias significavam que o primeiro objetivo estava cumprido para todos aqueles cuja meta passava por chegar ao segundo dia de competição, três derrotas implicavam a eliminação do jogador numa fase de grupos onde os Grupos A e C se apresentavam como os mais equilibrados.

Os primeiros grupos a serem jogados durante a manhã foram o A e o D com Troppez a ser o primeiro jogador a garantir a presença nos Playoffs com um registo limpo no Grupo D, seguido do atleta do Sporting Esports Gonçalo "RastaArtur" Pinto que dominou o seu grupo. Os restantes jogos de ambos os grupos chegaram ao fim e já tínhamos a primeira surpresa na Grande Final da Liga Portuguesa de 1vs1 – Angelo "gouvy10" Gouveia dos Grow.uP Gaming que foi um dos poucos portugueses que esta época alcançou a presença num FUT Champions Cup ao qualificar-se para a edição de Abril ficava já pela fase de grupos.

Para a parte da tarde ficou reservada a segunda metade da fase de grupos com os jogadores dos grupos B e C a entrar em ação pelas últimas 8 vagas no segundo dia da competição organizada pela FPF Esports. No grupo B, um dos favoritos à vitória final assegurava o 1º lugar do seu grupo, falamos de Diogo "tuga810" Pombo dos OFFSET que assegurava rapidamente a presença no 2º dia de torneio, acompanhado de João "JOliveira10" Oliveira dos K1CK que recentemente vinha de uma vitória no Global Series Local Qualifier em Madrid e que completou o pleno num dos grupos mais competitivos do dia 1.

O dia não ia terminar sem termos no entanto mais uma surpresa no departamento das eliminações, com Hugo "hugob0ss" Sousa do SCBraga Esports a ficar pelo caminho após estar a viver um dos seus melhores momentos de forma nos últimos tempos, tendo ganho a eLiga Portugal recentemente em conjunto com gouvy10, alcançado o 2º lugar da Taça de Portugal organizada pela FPF Esports, conquistado o 3º lugar no University Challenge e ficado em 4º lugar no Global Series Local Qualifier português que se jogou em Madrid.


Depois de um dia com grandes emoções, ficava definida a árvore dos Playoffs. (Imagem por FPF Esports).

O dia 2 de competição iniciava com os Oitavos de Final, jogados em séries de dois jogos com resultado cumulativo – em caso de diferença de golos nula num duelo entre dois jogadores, um terceiro jogo era disputado para definir o vencedor. Practicamente todos os resultados das eliminatórias foram pautados pelo equilíbrio, registando-se diversas vitórias pela margem mínima no agregado dos jogos. Em 8 séries disputadas, registavamos já algumas surpresas também nesta primeira ronda a eliminar, com o vencedor da Taça de Portugal FPF Esports Diogo "somosnos" Brás a cair frente a Troppez por 4-2.

Também Bruno Rato do Sporting Esports não conseguiu avançar na sua eliminatória, ficando pelo caminho às mãos de Rafa Monteiro do Marítimo Esports – no mesmo lado da bracket, JOliveira10 continuava a apresentar-se como sério candidato à vitória final ao aplicar o resultado mais desnivelado da ronda, vencendo por 5-2 frente ao jogador dos Eyeshield Tiago "tcosta1126" Costa. Com os restantes jogos completos, ficavamos com os 4 duelos dos quartos de final definidos e respectivos resultados:

RastaArtur 43 Dani7Sporting
Tuga810 72 Tiago10SLB
Tropezz 65 RafaMonteiro09
JOliveira10 43 Runrun

Nas meias finais, a primeira partida a ser disputada colocou frente a frente JOliveira10 e Troppez que ainda não tinha qualquer título conquistado nesta temporada de FIFA e era o underdog à vitória final quando posto lado a lado com os outros nomes presentes nesta fase. Esse facto pouco interessou ao jogador dos Apogee Gaming que numa primeira partida recheada de golos, acabou por conseguir reduzir a sua desvantagem nos últimos minutos, perdendo por 5-4 e mantendo a diferença na margem mínima.

Chegando à vantagem cedo na segunda partida, o jogador dos Apogee viu a série empatada por pouco tempo com JOliveira10 a igualar a partida e a voltar à liderança na eliminatória onde se decidia o 1º finalista da Liga Portuguesa de 1vs1. Contando com o apoio e coaching de hugob0ss durante todo o dia, Troppez colocou-se em vantagem pela primeira vez na série com golos aos 70 e 86 minutos que o permitiram superar o jogador dos K1CK Esports Club e carimbar o acesso à final do torneio após aguentar a liderança nos minutos finais.

Na outra meia final, um duelo de titãs estava prestes a acontecer com 2 jogadores do top 10 mundial de FIFA a defrontar-se pelo último lugar na final e a possibilidade de lutar pelo título de campeão nacional. De um lado, RastaArtur procurava repetir a presença na final que perdeu no ano passado para António "godiiiinho" Godinho dos OFFSET, já tuga810 procurava alcançar a mesma pela primeira vez no confronto mais aguardado e emocionante do torneio.

Numa série que teve de ser levada ao 3º jogo dado o equilíbrio entre ambos os jogadores, foi preciso aguardar até ao 2º jogo para ver o marcador mexer uma vez que o jogo 1 terminava com um nulo registado. Começando melhor a segunda partida e atingindo a vantagem, o jogador do SCP Esports viu tuga810 virar o rumo do jogo e a liderança da partida mas ainda foi a tempo de igualar novamente com um golo tardio. No terceiro jogo de desempate, nem o tempo regulamentar foi suficiente para quebrar a igualdade, com o jogo a avançar para prolongamento com o resultado em 1-1. Dois golos consecutivos do jogador dos OFFSET deixavam-no muito perto da final, não largando mais a liderança e aguentando as ameaças de RastaArtur que ainda concretizou mais uma oportunidade para deixar o resultado final em 3-2.


Troppez superou o #9 do ranking mundial para conquistar a Grande Final FPF Esports e sagrar-se campeão nacional. (Foto por FPF Esports)

Com a final definida, tinha início o grande jogo que encerrava o circuito de 1vs1 nacional de FIFA até sair a próxima edição do jogo. Não foi preciso esperar muito para vermos golos, com Troppez a adiantar-se no marcador por intermédio de Ben Yedder aos 16 minutos – o jogo 1 parecia que ia terminar em igualdade após o golo de tuga810 mas, ao cair do pano, o jogador dos Apogee marcou na última jogada do encontro para assegurar uma vantagem preciosa pela margem mínima.

Passando do palco FPF Esports para o palco principal do Moche XL Esports, o segundo jogo começava finalmente e com muitas semelhanças à primeira mão com Troppez a abrir a contagem e a elevar a diferença para dois golos. Numa partida em que foi superior e que nunca lhe fugiu do controlo, o título parecia apenas uma questão de tempo após o 2-0 para o jogador dos Apogee que iria vencer a série por 5-1 para se converter no novo campeão nacional de FIFA.

Para além do troféu, Troppez levou para casa o primeiro prémio de 6.000€ com o finalista vencido tuga810 a levar 2.000€.


Todos os resultados das eliminatórias da Grande Final da Liga Portuguesa. (Imagem por FPF Esports) (Clicar na imagem para ampliar)

*Foto de capa por: FPF Esports