A VALVE anunciou que pretende fazer alterações ao sistema de convites diretos que atualmente se encontra em vigor, esta intenção foi expressa através de um e-mail enviado pela própria VALVE aos principais organizadores de torneios.

O sistema que a produtora VALVE pretende implementar é baseado num ranking por pontos que serão conquistados no Major ESL One Rio 2020, e em outros dois eventos que antecedem este 2º Major do ano, que decorrerá entre 2 e 15 de Novembro.

Estes três eventos irão ser contabilizados para um ranking, onde as oito equipas com melhor classificação serão convidadas para este o Major com o estatuto de Legends, e as oito seguintes serão convidadas com o estatuto de Challengers. As restantes oito equipas que participarão no Major serão determinadas a partir do sistema de Minor que está atualmente em vigor.


Os convites diretos para os Majors poderão dar lugar a um sistema de ranking. (Foto por Hltv.org)

Os outros dois torneios que contarão para este ranking não estão ainda definidos quais serão, no entanto, a VALVE pediu aos organizadores de eventos para lhes enviarem propostas para os mesmos, desde que cumpram certos requisitos como:

  • O evento deverá realizar-se entre Julho e Setembro;
  • O evento deverá ter uma fase final em LAN, e contar com um mínimo de 8 equipas nesta fase. A fase que antecede a LAN poderá ser disputada Online ou também ela em LAN;
  • O evento tenha um mínimo de 24 equipas numa fase inicial;
  • 16 das equipas que participarão nesse evento terão de ser convidadas através do ranking do Major;
  • A seeding inicial do evento deverá ser realizada conforme o ranking do Major;
  • A VALVE irá igualar o prémio até $250.000;

Neste mesmo e-mail a VALVE refere que o objetivo principal destes eventos será identificar as equipas que serão convidadas para o Major, e que não colocará restrições quanto ao formato, ao tamanho da competição nem ao local de realização da mesma. 

O sistema de convites que a VALVE pretende agora alterar está em uso desde 2015, e apesar de algumas pequenas mudanças terem sido realizadas desde aí, mas nenhuma tão grande e importante como esta, que terá surgido devido à opinião dada pelos jogadores profissionais e pela comunidade.