A Riot já tinha adiantado mudanças nas penalizações para jogadores AFK, mas hoje avançaram com todas as alterações ao sistema.

O Patch 2.03 teria a mira posta em jogadores AFK, mas a maioria das mudanças foram avançadas para a quarta atualização de 2021. Sendo assim, a deteção foi melhorada e a estrutura de penalizações completamente renovada, funcionando de uma forma escalonada.

Começando com simples avisos, a Riot vai também negar XP a quem ficar AFK, retirar algum Ranked Rating (Patch 2.03) e até aumentar as queue restrictions. Em casos extremos, os jogadores podem ser proibidos de jogar rankeds ou podem receber Game Bans completos.

A nível de chat, os jogadores vão também ser penalizados de forma progressiva a começar com avisos. Daí, passa-se para bans de comunicação normais e "extensos", proibição de jogar rankeds e, de novo, Game Banks normais e "extensos".

Para a atualização 2.05 chegam avisos a jogadores que fazem reports, para saberem se foram úteis. Daí para o futuro, a Riot quer implementar medidas para detetar e premiar comportamento positivo, assim como permitir convites para lobby só a partir do Riot ID, sem se ter de adicionar alguém.